Departamento de Meio Ambiente monitora água do Rio Tijucas em parceria com o IFSC

23/05/2018 12:54

Nesta quarta-feira (23), uma equipe do Curso Técnico de Química do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Florianópolis promoveu uma coleta de amostras de água do Rio Tijucas para realização de análises químicas, físicas e biológicas da qualidade de água do local.

O ponto amostrado foi no Rio Tijucas, no Bairro Itinga. Serão monitorados pontualmente, nesta primeira etapa, mais de dez parâmetros de qualidade da água: oxigênio dissolvido, pH, DBO, DQO, temperatura, turbidez, metais pesados, semi metais, salinidade, sólidos totais fixos e voláteis. A ação contou com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas e do Comitê Tijucas Biguaçu.

A iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido na disciplina “Processos Produtivos e Meio Ambiente” e, se o projeto for aprovado pelo IFSC, será encaminhado ao Prêmio Jovem Cientista 2018, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com o tema "Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social". Caso contemplado pelo prêmio nacional, o IFC executará o projeto de forma contínua no ano de 2019 no município de Tijucas.

Fotos e texto: Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente.