Departamento de meio ambiente participa de encontro sobre gestão de resíduos sólidos

21/03/2018 10:54

Na última semana, membros da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio ambiente participaram do Encontro Regional Sobre Resíduos Sólidos, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. O encontro reuniu os responsáveis pelo meio ambiente dos municípios da Grande Florianópolis e foi realizado em Angelina.

Para representar Tijucas, compareceram ao evento o secretário da pasta, José Leal Silva Junior, o chefe do departamento de meio ambiente, Higor Vicente Dias, o Engenheiro Agrônomo da EPAGRI de Tijucas, Renato Guardini, e a diretora da E.E.F. Campo Novo, Rosane Sgrott Melzzi.

Entre os temas tratados estavam a gestão dos resíduos sólidos, apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), exemplos de compostagem executados em Rancho Queimado e Angelina, um projeto de educação ambiental realizado em Antônio Carlos e uma campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos.

Algumas destas ações já vinham sendo pensadas pela secretaria e serão implantadas em Tijucas. A diretora Rosane, por exemplo, participou do evento em virtude da parceria da E.E.F. Campo Novo com o Departamento de Meio Ambiente, que está trabalhando a conscientização ambiental na unidade. Recentemente, o departamento iniciou um monitoramento do lixo produzido na escola, para discriminar as quantidades de lixo comum e reciclável e trabalhar com alunos e professores a maneira correta de separá-los.

Outro trabalho que vai ser realizado pelo órgão é o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, regulamentada pela Lei 9974/00. O departamento está planejando um projeto para conscientizar os produtores a respeito do tema e vai promover o recolhimento anual das embalagens utilizadas na cidade. “A lei exige que as agropecuárias recebam essas embalagens usadas. Nossa ideia é não deixar essa tarefa só com os comerciantes”, afirma o secretário, José Leal.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) / Foto: Divulgação