Departamento de Vigilância em Saúde vai atender em novo endereço

13/02/2019

O Departamento de Vigilância em Saúde, formado pela Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, vai atender em novo endereço a partir da próxima segunda-feira (18). O atendimento era realizado no piso superior da UBS Dona Calina, no Bairro Praça, e passará para a Avenida Hercílio Luz, no antigo endereço do SAMAE.

A mudança acontece para dar melhores condições de trabalho aos funcionários, mais efetividade às ações do departamento e melhorar o atendimento à população. As salas onde o órgão está lotado atualmente não comportam a sua necessidade. Além disso, o espaço criado com a saída da Vigilância da UBS Dona Calina, vai liberar uma área importante para o setor de enfermagem da unidade.

O atendimento, a partir de segunda-feira (18), será das 8h ao meio dia e das 13h às 17h. Durante esta semana, portanto não está sendo realizado atendimento ao público, apenas em regime de plantão através do telefone (48) 99181-4652.

ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE
A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise da situação de saúde da população.

Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações na área da saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação e disseminação de dados, que contribuem com o planejamento e implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população.

O Município de Tijucas é referência como Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA) para os municípios Canelinha, São João Batista e Nova Trento. No ano de 2018, um total de 379 pacientes com HIV foram acompanhados por médico infectologista, nove pacientes em tratamento de tuberculose, um em tratamento de malária, 49 casos de sífilis não especificada, sete de sífilis em gestante, quatro de sífilis congênita e outras doenças de investigação.

No trabalho de combate a endemias, o departamento dispõe de 170 armadilhas que são visitadas uma vez por semana e 54 pontos estratégicos, visitados quinzenalmente para monitoramento do mosquito Aedes aegypti. Em caso de identificação de um foco, realizam-se visitas em todos os imóveis num perímetro de 200 metros. Além disso, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) fazem visitas a locais em que há denúncias e reclamações.

A Vigilância Sanitária, além de fazer vistorias em pequenos estabelecimentos, também realiza fiscalização de média complexidade, em que se enquadram farmácias, clinicas médicas e consultórios odontológicos.

A equipe do Departamento de Vigilância em Saúde é formada por médico infectologista, psicóloga, enfermeira, farmacêutica, técnicas de enfermagem, fiscais sanitários, agente multiplicador, agente de combate endemias e auxiliar de serviços gerais.