Dia do Rio Tijucas

30/06/2015 10:09

Um dia para refletir sobre a importância da preservação do Rio Tijucas. Instituído pela Lei Municipal nº 1957/2005, anualmente, no dia 29 de junho comemora-se o Dia do Rio Tijucas, a data também é reservada em todo o Brasil para celebrar o Dia do Pescador.
Durante a última segunda-feira (29), uma série de atividades foram realizadas em alusão à data. Na Biblioteca Municipal, o comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas realizou palestras nos turnos matutino e vespertino com alunos da Rede Municipal de Ensino. No final na tarde, a Administração Municipal organizou uma verdadeira festa em homenagem ao Rio Tijucas, na Rampa Municipal de Acesso ao Rio no Centro.
Na oportunidade, a professora Denise Moraes Vicente, da Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha, leu uma poesia sobre a história do Rio Tijucas, da poetiza Matilde Santos Dias. A aluna Monique Padilha, da E.E.F Walter Vicente Gomes declamou também uma poesia, de autoria da professora Rose Muller. A cerimônia também contou com a participação de Emerson Azevedo, da Escola de Música Emaiê, que cantou uma música de sua autoria sobre a importância da preservação do Rio Tijucas.
Para o prefeito municipal de Tijucas Valério Tomazi, o Rio não pode mais ser considerado uma lixeira, e precisamos dar ênfase na cultura da preservação. “Foi-se o tempo em que as pessoas jogavam lixo diretamente no rio, isso não pode mais ser admitido. Mas não é só isso, para preservar o Rio Tijucas também precisamos ter consciência do crime que é jogar lixo e entulho em terrenos baldios e próximos de valas, além de tomarmos por regra a participação da Coleta Seletiva, que faz uma diferença gigantesca para o meio ambiente” – disse o prefeito.
Na oportunidade, os presentes puderam dar um passeio de balsa e com o barco do Corpo de Bombeiros no Rio Tijucas. O prefeito Valério Tomazi também aproveitou a cerimônia para entregar à Secretaria Municipal de Saúde as chaves de um micro-ônibus 0Km para transporte de pacientes. O automóvel foi adquirido com recursos próprios do município.

Texto: Ana Maria Cordeiro
Fotos: Jhonata de Souza