Ditran de Tijucas apresenta o Projeto Escolinha de Trânsito em Gaspar

14/11/2018 16:02

O Projeto Escolinha de Trânsito, da Diretoria Municipal de Trânsito e Transportes (Ditran) de Tijucas, foi apresentado para alunos da escola municipal Professor Rudolfo Günther, de Gaspar, nesta quarta-feira (14). Foram mais de 50 alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) atendidos pelas aulas teóricas e práticas.

A ação aconteceu a convite da Superintendência Municipal de Trânsito de Gaspar, que tomou conhecimento do projeto realizado em Tijucas e demonstrou interesse em implantá-lo no município. A partir daí surgiu a ideia de realizar a ação desta quarta-feira para que os responsáveis pudessem conhecer o projeto de perto.

A Diretora da Unidade Escolar, Giana da Costa, comenta a experiência de receber o projeto. “A educação no trânsito também faz parte do currículo escolar. Para a escola é muito importante essa conscientização para as crianças desde a educação infantil até o ensino fundamental, pois estas atividades trazem esclarecimentos aos alunos e familiares sobre segurança e os cuidados necessários no trânsito” explica.

A professora Juliana dos Santos Oechsler comenta o impacto das ações na vida dos alunos. “Quero agradecer a oportunidade de receber a Escolinha de Trânsito em nossa escola. O aprendizado de hoje complementa o que já abordamos e ressalta a importância de respeitar as leis, o pedestre e utilizar cinto de segurança. É importante nossos alunos compreendam que isto é qualidade de vida, é segurança. Esperamos que levem o conhecimento adquirido para os pais e familiares e possamos contribuir com um trânsito mais seguro”, afirma.

O Diretor da Ditran de Tijucas, Alvino Aurélio Müller, destaca a importância do Projeto. “Educar as crianças desde cedo, na base, é fundamental. Assim temos mais condições de formar pessoas mais conscientes no trânsito no futuro. Sempre que estiver ao nosso alcance levaremos o nosso projeto para ser conhecido em outros municípios”, pondera.

O Projeto Escolinha de Trânsito
A Prefeitura Municipal de Tijucas, através da Diretoria Municipal de Trânsito e Transportes (Ditran), realiza o Projeto Escolinha de Trânsito em escolas do município, com o objetivo de ensinar às crianças sobre as boas práticas no trânsito. O projeto começou em março de 2017 e só no primeiro semestre de atividades atendeu cerca de mil alunos da rede municipal de educação.

A ótima aceitação do projeto e os bons resultados que ele tem alcançado em Tijucas despertou o interesse do município de Gaspar onde a Escolinha esteve nesta quarta-feira, dia 14.

Texto: Thiago Furtado (com apoio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar).