Ditran lança projeto de educação no trânsito para as escolas

31/03/2017 11:15

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (31) o projeto Educação para o Trânsito nas escolas. A iniciativa é da Ditran (Diretoria Municipal de Trânsito e Transportes de Tijucas), vinculada à secretaria municipal de Obras, e tem por objetivo sensibilizar as crianças desde cedo quanto à importância de agir com consciência e responsabilidade no trânsito.

Para isso, o projeto busca contribuir efetivamente na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida. As atividades serão realizadas na sala de aula utilizando recursos audiovisuais e também em ambiente externo como pátios e ginásios das escolas para demonstrar na prática, através do Kit Escolinha no Trânsito, algumas situações elencadas em sala de aula.

O uso dos materiais didáticos será possível graças à contribuição de um grupo de empresários da cidade, que atenderam ao pedido da Ditran e aceitaram contribuir com o projeto doando os materiais didáticos que serão utilizados na etapa prática das aulas.

O empresário Vanderlei Cadore, da empresa Parentex foi quem representou o grupo de empresários parceiros. Ele se manifestou ressaltando a importância da educação para o trânsito e, ao final, entregou ao prefeito Eloi Mariano Rocha o documento que simboliza a doação dos materiais para o município.

O diretor da Ditran, Alvino Muller, falou sobre o funcionamento do projeto nas escolas e agradeceu à administração e aos empresários envolvidos por compreenderem a importância destes ensinamentos.

O vice-prefeito e secretário de Obras, Adalto Gomes também se manifestou. “Precisamos dar um basta a este alto índice de acidentes no trânsito, os quais são responsáveis por tirar a vida de milhares de pessoas todos os dias. Se tivermos desde cedo a orientação correta aos futuros motoristas, que são os nossos estudantes, com certeza teremos muito mais chances de reverter este quadro”, disse.

O prefeito Eloi Mariano Rocha também ressaltou a importância do projeto e das parcerias estabelecidas. “Temos a partir deste projeto mais um instrumento de conscientização e educação para nossos estudantes. E com apoio dos empresários aqui presentes, a iniciativa ganhou força, por isso, agradecemos imensamente a todos os parceiros que entenderam o nosso objetivo e que, com isso, fazem prevalecer a ideia de que o desenvolvimento de uma cidade se faz com parcerias”, disse.

Ao final da solenidade, que contou com a presença do comandante da Polícia Militar de Tijucas, Major Sebastião Vieira, de vereadores, secretários municipais, imprensa, professores e estudantes, o diretor da Ditran fez uma demonstração do uso dos equipamentos com a ajuda de três alunos da escola Santa Terezinha.

As aulas iniciam na próxima semana e terão continuidade ao longo de todo o ano letivo. Mais informações na Ditran de Tijucas pelo telefone (48) 3263-5813.

Confira as empresas que participaram como parceiras do projeto:

ANDRÉ AUTO CENTER
CERÂMICA NP
DESPACHANTE TITICO
FACILVEL VEÍCULOS
FARMÁCIA LEVIFAR
INOVACAR VEÍCULOS
JUNCKES MINERAÇÃO E TRANSPORTES
MANECAR VEÍCULOS
PARENTEX INDÚSTRIA E COMÉRCIO
POSTO DO JUNINHO
POSTO MODESTO