Educação promove concurso de receitas entre as merendeiras

18/06/2019 10:34

Com objetivo de integrar e valorizar as merendeiras da Rede Municipal de Ensino de Tijucas, a Secretaria de Educação está organizando um concurso culinário intitulado “Merenda Nutritiva”.

“Quando formulamos o projeto, pensamos na dedicação de todas as 74 merendeiras que trabalham em nossas instituições. Sempre no início do ano letivo fazemos um curso com elas sobre como aproveitar bem os alimentos e agora é a hora de elas mostrarem o que sabem, que já é muito bom. É uma forma de falar sobre a importância de sempre inovar no cardápio para as crianças”, explica Neide Reis, secretária da Educação de Tijucas.

A ideia é incrementar o cardápio de merenda escolar com novas receitas utilizando os ingredientes já oferecidos pela agricultura familiar e distribuído nas escolas e creches municipais. As cozinheiras devem elaborar um prato doce ou salgado com valor nutritivo, aproveitando totalmente os alimentos, e que tenham boa aparência, sabor e criatividade.

Após o término do concurso, todas as receitas farão parte de um Livro de Receitas, que será utilizado por todas as instituições de Tijucas. De acordo com a nutricionista do município, Graziely Motter Possamai, será formada uma banca julgadora com cinco jurados entre nutricionistas, chefes de cozinha e profissionais da área.

“Eu achei muito legal, até porque algumas escolas estão fazendo um concurso interno para escolher o melhor prato. Numa delas, três pratos foram criados pelas merendeiras e estão em fase de teste e as crianças ajudarão na escolha de qual representará a instituição no concurso”, conta a nutricionista.

No dia 19 de junho, dentro da programação dos 159 anos de Tijucas, acontecerá a apresentação dos pratos e a avaliação dos jurados. O evento será realizado no Júlio Maximus Restaurante e será restrito a convidados. Já a premiação acontecerá dia 28, no mesmo local, com um jantar especial.

“Lembramos que a merendeira tem um papel muito importante para a educação, porque uma criança bem nutrida aprende melhor. No entanto, muitas vezes elas ficam escondidas e não se sentem valorizadas. Com o projeto, esperamos que elas percebam o quanto apreciamos o trabalho delas”, finaliza Graziely.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza