Educadores de Tijucas iniciam trabalhos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

19/09/2017 9:54

Na última quinta-feira (14) aconteceu o seminário de abertura dos trabalhos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Neste ano a formação será estendida aos professores da pré-escola da educação infantil e do ‘Novo Mais Educação’, além dos professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da rede municipal.

O evento, realizado no anfiteatro Leda Regina de Souza, contou com a presença da secretária de Educação, Neide Reis, da coordenadora Rosimere Furtado, bem como das formadoras Deise Juliana Silveira, Dail Nelsy da Silva, Regiane de Fátima Franzoi Lemos e Viviane Vieira, entre outros professores.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora Maira Freitas Kellig Machado, Mestre em Educação, Professora de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Coordenadora Regional do PNAIC (UFSC). Ela falou sobre a importância dessa formação para os professores da rede, trouxe a retrospectiva de 2013 a 2016, traçando um viés da formação PNAIC de cada ano e abordou a problemática de como articular a infância, a escrita e o brinquedo. Para isso, enfatizou os eixos do PNAIC, que são leitura e escrita, trabalho sistemático com o uso da escrita alfabética, interdisciplinaridade e atenção aos sujeitos, em especial, às crianças.

Neste ano o PNAIC/2017 traz como foco: “Ser alfabetizada é um direito da criança”, reforçando que a criança deverá ser alfabetizada até os oito anos de idade, através de uma ação pedagógica intencional e progressiva.

O curso segue até o mês de dezembro e os participantes receberão certificado de 100 horas. Para a equipe de Coordenação e formação do PNAIC, "o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma das possibilidades de melhorar o ensino e consequentemente a aprendizagem das crianças, através de estratégias particulares do curso, que são a troca de experiências, estudo de textos e a aplicabilidade de novas dinâmicas em sala de aula".

Confira mais fotos aqui

Fotos: Larissa Souza