Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Eleitores de Tijucas podem realizar o cadastro biométrico até 6 de maio

24/01/2020 12:49

A pedido do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – TRE/SC, a Administração Municipal de Tijucas auxilia na divulgação dos prazos para regularização de eleitores do município. De acordo com o TRE/SC os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico têm até o dia 06 de maio para realizarem o procedimento com o órgão.

A biometria é recomendada para dar mais segurança na identificação do eleitor no momento da votação. Atualmente, o cadastramento biométrico é obrigatório em 61 cidades catarinenses e os eleitores que vivem nessas localidades e não realizaram sua biometria poderão ter o título eleitoral cancelado, e não poderão votar nas próximas eleições.

Os eleitores podem fazer o cadastro no Cartório da 31º Zona Eleitoral, localizado na Rua Alexandre Ternes Neto, nº 144, no centro. O cartório funciona de segunda à sexta, das 12h às 19h, distribuindo senhas somente até às 18h30. Para evitar filas a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor agende seu atendimento através do site: www.tre-sc.jus.br ou pelo telefone 0800 647 3888.

Para agendar clique aqui. 

Documentação necessária

•Documento oficial de identidade com foto;
•Comprovante de domicílio recente, referente aos últimos 3 meses e
•Homens maiores de 18 anos devem comprovar a regularidade com o serviço militar.

Atualização cadastral

De acordo com o TRE, o cadastramento é gratuito e pode ser feito em poucos minutos. Os dados pessoais, como nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial e outros, são atualizados.

Ainda é registrada a assinatura, em formato digital, foto e impressões digitais de todos os dedos de ambas as mãos. Concluído o processo, o título eleitoral é atualizado.

E quem não votar?

Ainda segundo o órgão, quem não vota, nem justifica, está sujeito a restrições como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público. Maiores de 70 anos não são obrigados a votar, mas se quiserem, devem fazer o cadastro biométrico. Eles não sofrem punição se não votarem.

Para conferir quais cidades tiveram a revisão do eleitorado, quais não passaram por esse processo e onde a biometria ainda não é obrigatória entre em contato com TRE ou acesse o site www.tre-sc.jus.br.

Transferência de títulos e regularização

Para os eleitores a data limite para qualquer regularização continua sendo dia 06 de maio, no entanto para quem desejar se candidatar para as Eleições a Justiça Eleitoral alerta que aqueles que ainda não transferiram o título de eleitor para a cidade na qual pretendem concorrer aos cargos em disputa têm até o dia 4 de abril para realizar o procedimento. Essa é a mesma data limite para que os candidatos estejam com a filiação deferida pelo seu partido, de acordo com o Calendário Eleitoral.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação

 

© 2020. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil