Empresa de sucos naturais Suq vai se instalar em Tijucas

15/06/2021 9:41

A empresa de sucos Suq, hoje com sede em São José, vai se instalar no município de Tijucas. A empresa já adquiriu uma grande área na localidade de Morretes, às margens da BR 101, sentido sul, e agora está na fase de projeto de construção do parque fabril.

Nesta semana o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, a convite da empresa, visitou a sede do empreendimento para conhecer o processo de fabricação de sucos. O secretário de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim e a Diretora de Tributos, Lélia Campos de Oliveira também participaram da visita.

De acordo com o presidente da empresa, Marcos Júnior Assing, a produção de sucos que hoje é de 2 milhões de litros por mês, passará na nova sede em Tijucas, para 5 milhões de litros/mês. Além disso, a área onde a indústria será instalada vai possibilitar o reaproveitamento do bagaço da laranja que será processado e transformado em ração animal.

“Aqui onde estamos não temos mais espaço para ampliar nossos negócios. Além disso, a área que adquirimos em Tijucas nos dá plenas condições para implantar esta mini fábrica de ração animal; tem características naturais que permitem o uso de água da fonte no processo de limpeza dos equipamentos e ainda, tem ótimas condições logísticas para o escoamento de nossa produção. Por tudo isso, aliado ao apoio que temos recebido da administração municipal, estamos muito confiantes de que fizemos uma ótima escolha levando a Suq para Tijucas”, disse o empresário.

Para vir para cá, a empresa deve investir em torno de R$ 25 a R$ 30 milhões e, de imediato, pretende gerar aproximadamente 60 empregos diretos. Quanto aos insumos, atualmente, a maior parte das laranjas utilizadas na produção da Suq vem de outros estados, mas a empresa tem interesse em transferir esta aquisição para produtores locais.

“Hoje 95% das laranjas que consumimos vem de São Paulo, mas o nosso objetivo é conseguir adquirir frutas produzidas aqui na região”, diz o presidente.

Durante a visita, o empresário apresentou o projeto arquitetônico do parque fabril e afirmou ao prefeito que pretende iniciar as atividades em Tijucas, no máximo, até metade do ano que vem. “Agora estamos organizando toda a parte de licenças, compra de maquinário e em breve deve ser iniciada a construção da fábrica. Por isso acredito que devemos operar em meados de junho ou julho de 2022”, conclui.

O prefeito colocou novamente o município à disposição e falou sobre a possibilidade de oferecer capacitação de mão de obra gratuita à comunidade, através do programa Qualifica Tijucas, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, para preenchimento dos postos de trabalho gerados pela nova fábrica.

“Ficamos muito felizes por poder receber a Suq em Tijucas e desejamos muito sucesso neste novo momento da empresa. Tijucas tem crescido muito com a vinda de empreendimentos como este, que colaboram diretamente com o desenvolvimento da cidade e geram novas perspectivas à nossa gente”, disse o prefeito.

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva