Encantos do Timbé

26/10/2016 10:45

Idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos visitam produções artesanais de bolachas no Timbé

Na última segunda-feira (24), idosas participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, visitaram o bairro Timbé, em Tijucas, para conhecer famílias que ainda produzem de forma artesanal as bolachas e doces comercializados na cidade, que devido à qualidade, há muitos anos ganharam fama em toda a região da Grande Florianópolis.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos é uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social. De acordo com a coordenadora do CRAS, Vanessa Machado Martins, o projeto surgiu com a percepção de que algumas idosas, que não participavam de grupos de terceira idade ou estavam em situação de vulnerabilidade, necessitavam de atenção especial. O Serviço busca promover a convivência em grupo, acesso às informações, orientações, e outros objetivos, seguindo normas e tipificações do Ministério do Desenvolvimento Social –MDS.
A visita ao bairro Timbé ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, que já mantém contato com os produtos artesanais. Através do passeio, buscou-se oferecer às idosas experiências em relações ao município que vivem, a fim de estimular o desenvolvimento do protagonismo das mesmas, como a participação cidadã.
As famílias visitadas produzem entre outros produtos, o beiju, queijadinhas, orelha de gato e bolachas caseiras. A produção passa de geração à geração, mantendo firme a tradição no bairro.