Entidades apresentam projetos aprovados para utilização de saldo remanescente do CMDCA

21/11/2018 9:20

Aconteceu nesta segunda-feira (19), a apresentação dos projetos aprovados em Chamamento Público para executarem ações através do Fundo Especial para a Infância e Adolescência (FIA). Os recursos são repassados pelo CMDCA após análise da Comissão Especial de Avaliação. A assinatura dos Termos de Fomento será feita individualmente ao longo da semana.

Foram cinco projetos aprovados, que vão captar R$ 66.086,00 dos R$ 74.359,73 que estavam disponíveis. Este valor é um saldo remanescente do Edital 001/2018, já que não houveram propostas suficientes para utilizar toda a verba disposta pelo fundo à época. Os projetos aprovados agora têm a finalidade de atender crianças e adolescentes no período de recesso escolar, proporcionando uma opção de atividades nestes meses.

Estiveram presentes na reunião de apresentação o prefeito Eloi Mariano Rocha, a Presidente do CMDCA Claudia Raitz Büchelle, a Secretária de Ação Social, Bianca Bibiani Machado, o Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, José Leal Silva Junior, alguns vereadores e representantes dos projetos aprovados.

As propostas são analisadas por uma comissão formada por três pessoas, com um representante do Conselho Tutelar e dois membros do CMDCA, em um processo criterioso de avaliação. Neste Chamamento Público, foram aprovados projetos que trabalham com arte marcial, pesca e agricultura, com o combate ao bullying e com o ensino de música.

“Temos aqui iniciativas inovadoras, diferentes das encontradas em outras cidades. São projetos de grande impacto social no município. É muito importante que o CMDCA continue atuante, em unidade com a Administração Municipal, para atendermos cada vez mais crianças e adolescentes”, afirmou a Presidente do Conselho, Claudia Raitz Büchele.

A Secretária de Ação Social, Bianca Bibiani Machado, também ressaltou a importância das iniciativas para a formação dos jovens do município. “Esses projetos são fundamentais para a nossa sociedade. Agradeço a parceria de todos. Esse engajamento de vocês é muito importante e faz muita diferença na vida dos nossos jovens”.

O CMDCA vem passando por uma reestruturação para promover maior eficiência na utilização dos recursos e transparência total em todas as suas ações. Este ponto foi destacado pelo Prefeito Eloi Mariano Rocha. “Fico contente em ver projetos tão bons sendo executados no município e pela transparência com que tudo isso tem sido tratado. Precisamos continuar mobilizados para captar cada vez mais recursos que possibilitem a realização de iniciativas como estas”, ressalta.

Confira aqui o Chamamento Público e os projetos aprovados.

Texto e fotos: Thiago Furtado.