Escolas da rede municipal apresentam resultados do JEPP em feira

22/11/2017 16:32

As escolas da rede municipal de ensino realizam nesta quarta-feira (22) e na sexta (1º) uma feira para apresentar os trabalhos resultantes do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

O projeto, idealizado pelo SEBRAE faz parte das ações do programa Cidade Empreendedora e é desenvolvido em escolas municipais de todo o país com o objetivo de promover noções de empreendedorismo integradas ao conteúdo regular das escolas. A feira é aberta à comunidade.

Para implantar o JEPP, o SEBRAE promove a capacitação dos professores do 1º ao 5º ano. Utilizando material específico, os educadores incorporam o conteúdo do JEPP à rotina das aulas. O empreendedorismo e os negócios são trabalhados de maneira interdisciplinar nas aulas de matemática, português e ciências, por exemplo.

Entre os temas trabalhados pelos professores estão conteúdos sobre ervas aromáticas, aluguel, brinquedos com materiais reciclados, sabores brasileiros e temperos naturais. Cada série estuda um desses temas e agora, ao fim do trabalho, apresentam o resultado em uma simulação de negócio. Durante a feira, cada série apresenta seu empreendimento e vende seus produtos. O valor arrecadado com as vendas fica para a turma.

A professora do 2º ano da E.E.F. Mercedes Júlia Adão destaca a importância do projeto. “É uma experiência rica para os alunos porque integra as disciplinas. Matemática, ciências, sistema monetário. Eles adoram”, comenta. Um dos alunos é Paulo Henrique Camargo, oito anos, que diz que aprendeu muitas coisas. “Plantar e cuidar de manjericão, salsinha, cebolinha. É bem legal”, afirma.

A Feira do JEPP segue durante esta quarta-feira (22) e no próximo dia 1º. Confira a programação completa e participe:

Quarta-feira (22/11):

C.E. Manoel dos Anjos, E.E.F. Osmário Giacomossi, E.E.F. Mercedes Júlia Adão, E.E.F. Santa Terezinha, E.E.F. Madre Sabina e E.E.F. José Feller.

Sexta-feira (01/12):

E.E.F. Brilho do Sol, E.E.F. João Caetano, E.E.F. Monsenhor Augusto Zucco, E.E.F. Ondina Maria Dias, E.E.F. Campo Novo e E.E.F. Dep. Walter Vicente Gomes.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) | Fotos: Larissa Souza