Escolas municipais estão sendo revitalizadas

17/10/2017 11:55

Desde o início deste ano, a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, tem feito uma série de melhorias nas unidades escolares do município. As escolas estão recebendo manutenção, reformas e adequações dos sistemas de saneamento básico e de segurança, respeitando as normas do Corpo de Bombeiros.

No início do ano, a grande maioria das escolas apresentava sérios problemas estruturais. Nenhuma delas, por exemplo, estava em conformidade com as normas de segurança exigidas pelos bombeiros. Para atender as exigências, o município investiu na instalação de extintores e medidas preventivas em todas as unidades.

Reformas mais amplas foram realizadas na Escola de Ensino Fundamental João Caetano, em Areias e também na EEF Osmário Giacomossi, em Nova Descoberta, onde já foi concluída a primeira etapa de revitalização. Atualmente, está com reforma em andamento a EEF Marcílio Marcos da Silva, no bairro Morretes. Além destas obras mais complexas, todas as unidades escolares do município receberam serviços de manutenção ao longo deste ano.

Saneamento básico nas escolas

Uma das preocupações da secretaria tem sido com o saneamento básico das escolas. Na Marcílio Marcos da Silva, por exemplo, além da reforma, está sendo implantado o sistema de saneamento, que até então não existia. Outro caso é o do Centro de Educação Infantil Professor Manoel dos Anjos, antigo CNEC, onde também está sendo instalado o sistema de esgoto. Além disso, a cozinha do centro de educação foi toda reformada.

Segundo a Secretária de Educação, Neide Reis, há um cronograma bem organizado das obras, que é cumprido de acordo com os recursos e as condições de cada escola. “Além disso, já existe o planejamento para captação de recursos junto ao Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para possamos viabilizar mais reformas, além de promover a ampliação e a construção de novas unidades”, diz.

As reformas e manutenções nas unidades escolares são de extrema importância para seu bom funcionamento e para proporcionar aos alunos um ambiente escolar agradável. “A escola tem que estar bem cuidada, isso influencia diretamente na qualidade da educação e na segurança de nossos estudantes”, avalia Neide Reis.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) | Fotos: Secretaria de Educação