Escolinha de Trânsito de Tijucas já orientou mais de 1700 estudantes

04/07/2019 10:27

A Diretoria Municipal de Trânsito e Transportes (Ditran) de Tijucas divulgou nesta quarta-feira (03) um relatório com números de estudantes participantes do projeto Escolinha de Trânsito. Desde o início das atividades, 1765 crianças, do 1º ao 5º Ano, puderam aprender sobre as boas práticas no trânsito com as ações desenvolvidas.

No primeiro semestre de 2019, o foco do projeto foi atender as instituições do interior do município. Foram 11 aulas oferecidas a mais de 300 estudantes, de cinco escolas diferentes, que aprenderam brincando de carrinho as principais regras de circulação.

Veja os números de alunos que participaram do projeto, nas instituições de ensino de Tijucas:

•EEF José Feller (Oliveira e Campo Novo) - 78 participantes
•EEF Marcílio Marcos da Silva (Morretes) – 36 participantes
•EEF Madre Sabina (Timbé) – 113 participantes
•EEF Monsenhor Augusto Zucco (Itinga) – 35 participantes
Projeto SESC – 50 participantes

Como funciona?

A Escolinha de Trânsito é um espaço educativo especialmente projetado para proporcionar um ambiente lúdico às crianças, caracterizada com situações importantes para o convívio no trânsito e as principais dificuldades enfrentadas tanto pelo pedestre, quanto aos ciclistas, motoristas e passageiros.

Tudo se inicia com orientações repassadas pelos instrutores sobre faixas de pedestres, semáforos e placas de trânsito. Depois, as crianças fazem um percurso com os carrinhos onde devem prestar atenção e obedecer às leis de trânsito. Elas trafegam em um circuito com faixas de pedestres, cruzamentos, placas de sinalização, semáforos e outros elementos comuns das ruas.

“Com o projeto, as crianças terão a oportunidade de aprenderem desde cedo como se portarem no trânsito em um ambiente próprio para isso e depois, poderão reforçar esse conhecimento com a atitude adequada e o exemplo respeitoso dos pais”, explica Renato Moacir Bento, diretor da Ditran.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Ditran