Está aberta a Semana Tijuquense de Incentivo à Leitura

23/05/2017 12:04

Foi realizada na noite desta segunda-feira (22) no Casarão Gallotti a abertura de mais uma Semana Tijuquense de Incentivo à leitura. O evento atende à lei municipal 1947/2005 e tem por objetivo incentivar a literatura e demais expressões artísticas e culturais. Para isso abre espaço para escritores e artistas, valorizando suas obras e incentivando a comunidade a prestigiar os talentos locais e regionais.

Durante os próximos dias haverá uma extensa programação no Casarão Gallotti, incluindo peças de teatro, sessões de cinema, exposições e até mesmo uma pescaria de livros. Por isso, a semana se intitula ‘Um mergulho na literatura’.

De acordo com a secretária de Cultura, Juventude e Direitos Humanos de Tijucas, Paula Regina da Silva, as atividades são voltadas pessoas de todas as faixas etárias. “A leitura não tem idade, porém, precisa de um incentivo em toda a comunidade. Por isso pensamos em cada detalhe desta programação”, diz.

Na solenidade de abertura também foi feito o lançamento do concurso literário para composição dos novos integrantes da Academia Estudantil Tijuquense de Letras. Sandra Pereira, membro da Oficial Academia Tijuquense de Letras, fez o convite aos presentes e informou que o edital com as regras para participação dos estudantes já está nas escolas.

O prefeito Eloi Mariano Rocha, presente na solenidade, agradeceu o Sesc pela parceria no evento e falou sobre a importância da literatura. “A leitura nos engrandece e precisa se tornar hábito na vida de cada um de nós. Por isso, parabenizo a todos os envolvidos nesta semana e convido a comunidade a prestigiar as atividades que iniciam hoje”, afirmou o prefeito.

Logo após a solenidade de abertura, alunos do Sesc e demais convidados presentes seguiram para o porão do Casarão Gallotti onde foi apresentada uma poesia sobre Tijucas, de autoria do professor Gustavo, e em seguida, foram abertas três exposições. A primeira delas é ‘Raízas: Mães do Mato’, de Humberto Soares. Em esculturas feitas a partir de elementos da natureza, como; cipó, raízes, folhas e galhos, o artista compõe figurinos feitos de tecidos coloridos amarrados e costurados para representar a força da mulher.

Outras duas exposições também estão abertas durante a semana: A exposição itinerante da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e a Mostra Literária de Paulo Leminski.

A pesca literária e as sessões de cinema e teatro seguem até sexta-feira (26) em dois horários pela manhã e dois à tarde.

Fique por dentro da programação completa aqui.

Confira também mais fotos do evento em nosso álbum.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza).