Estudante de Tijucas recebe prêmio nacional

15/08/2017 12:58

Foi feita na manhã desta terça-feira (15) em Tijucas a entrega da premiação do concurso “Ao Redor da Ibero-América 2017”, uma campanha educativa realizada pela Proactiva Meio Ambiente junto à OEI (Organização dos Estados Iberoamericanos). Ao todo, 11 escolas de Tijucas participaram da competição, dos quais 3 foram selecionados pelo município para representar Tijucas.

Um dos trabalhos, da estudante Mariana Costa Freitas, da Escola Mercedes Júlia Adão, foi o vencedor nacional do concurso. A aluna recebeu como prêmio uma viagem de estudos à Patagônia, na Argentina, além de medalha, certificado, um tablet, um kit sustentável e uma camiseta da campanha. Na viagem a aluna estará acompanhada da professora Simone Rosa, também da escola Mercedes Júlia Adão.

Além de Mariana, também foram premiadas as estudantes Ana Luiza Machado da escola Madre Sabina e Ana Júlia de Sá da escola Osmário Giacomossi, que ficaram com segundo e terceiro lugares no município.

Participaram da solenidade o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, a secretária de Educação Neide Maria Reis, o diretor regional da Proactiva, José Luiz Piccoli e a coordenadora nacional do concurso, Thais Zen.

Sobre o concurso

Ao Redor da Ibero-América 2017” é uma campanha educativa realizada pela Proactiva Meio Ambiente junto à OEI (Organização dos Estados Iberoamericanos) que tem por objetivo incentivar uma melhor compreensão dos desafios ambientais entre as crianças, além de fomentar hábitos de cidadania desde a infância.

Com o tema Reciclagem Criativa,o concurso de 2017 teve participação de 11 escolas de Tijucas. O objetivo era fazer um desenho contendo materiais reciclados, como plástico, papel, papelão, tampinha, lacre de alumínio, entre outros.

O diretor regional da Proactiva, José Luiz Piccoli falou sobre a importância de ter o município como parceiro do projeto. “Ter no prefeito a experiência de educador ajuda muito na hora de trazermos idéias como esta para a cidade. Ficamos muito felizes pela receptividade que tivemos no município e pela forma como todos, em especial o prefeito e a secretária de educação acreditam neste trabalho de conscientização”, disse.

O prefeito de Tijucas parabenizou as estudantes e falou sobre a conscientização ambiental que pretende implantar na cidade com um novo serviço de coleta seletiva. “Estamos buscando um programa diferenciado de coleta seletiva a fim de proporcionar algo a mais do que a simples coleta do lixo. Precisamos garantir a sustentabilidade, dando destino correto aos resíduos e trabalhar com as crianças a conscientização deste hábito”, afirmou.

A secretária de educação, Neide Maria Reis também falou sobre o projeto. “Estamos muito felizes com o resultado deste concurso, afinal,todos os alunos realizaram trabalhos maravilhosos e servirão como multiplicadores desta ação. Somente no nosso município conseguimos atingir mais de 500 famílias somente com esta simples iniciativa. Por isso, agradecemos à Proactiva, aos diretores e professores envolvidos e parabenizamos as alunas premiadas, em especial, a estudante Mariana que irá nos representar na Argentina”, concluiu a secretária.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza)