Estudantes de Tijucas receberão conscientização sobre cuidados e proteção aos animais

28/01/2021 13:50

Em reunião com o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, nesta quinta-feira (28), o responsável pela ONG Castre um Focinho, de Tijucas, Júlio César Bucoski, sugeriu ao município a abordagem do tema de proteção aos animais na grade curricular das escolas de Tijucas.

O projeto conta com lei estadual (18.057/2021), aprovada no início de janeiro deste ano em Santa Catarina. A legislação prevê que as escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, no Estado de Santa Catarina, devem incluir em seu projeto pedagógico, como tema transversal na área do Meio Ambiente, a conscientização sobre os direitos dos animais domésticos e silvestres. Esta ação deve ser divulgada por meio de palestras, estudos e debates.

Presente na reunião, a secretária de Educação, Deise Juliana Silveira, se comprometeu a viabilizar o conteúdo. “Sabemos da importância do tema, bastante atual, e por isso, assim como também pretende o prefeito, vamos incluir este tema no nosso plano de ensino. Agradecemos ao Júlio pela iniciativa e contamos com a sua colaboração neste projeto”, disse a secretária.

O vice-prefeito Sérgio Fernandes Cardoso, o secretário de agricultura Odirlei Resini e a médica veterinária Lorena Florenço também participaram da reunião que tratou, ainda, de outros assuntos ligados à defesa animal.

Durante o encontro foi discutida a possibilidade de realizar outras ações no município, como, a retomada do serviço de castração animal e a renovação do contrato com a empresa de recolhimento de animais.

“Esta contratação para continuidade dos serviços do GOR (Grupo de Operação e Resgate) em nosso município deve ser definida amanhã (29) em processo licitatório já em andamento. Tendo esta etapa finalizada com sucesso, neste ano vamos poder contar com o serviço de recolhimento não apenas dos animais de grande porte, mas também de pequeno porte. Trata-se de um serviço de extrema necessidade para o nosso município”, disse o secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, Odirlei Resini.

O prefeito agradeceu a visita da ONG e reafirmou seu compromisso com a causa animal. “Temos recebido muitas solicitações ligadas ao tema da defesa animal e é algo que queremos aprimorar em nosso município. Por isso, a administração municipal de Tijucas está de portas abertas para iniciativas como esta, as quais são sempre muito bem vindas”, concluiu o prefeito.

Texto e Fotos: Karina Peixoto Silva