Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Evento em Tijucas pretende explicar benefícios dos medicamentos fitoterápicos

23/01/2018 12:46

Em reunião com o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, nesta segunda-feira (22), especialistas em plantas bioativas e fitoterápicas falaram sobre a importância do uso de plantas e produtos orgânicos para a saúde preventiva da população.

O engenheiro agrônomo e pesquisador Antônio Amaury Silva Junior é natural de Tijucas e há muitos anos atua neste segmento. Foi ele quem liderou o grupo durante o encontro e apresentou ao prefeito a necessidade de trabalhar o assunto na comunidade.

Segundo ele, muitos problemas de saúde podem ser tratados e até evitados com a adoção de uma alimentação saudável combinada com o uso de medicamentos fitoterápicos, ou seja, produzidos a partir de elementos retirados da natureza, em especial, das plantas medicinais.

“Hoje poucas pessoas sabem dos benefícios que a natureza pode nos oferecer e que muitas vezes está ao nosso alcance. Vivemos em uma região privilegiada para isso”, explica.

O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula também participou da reunião e revelou aos especialistas seu interesse em investir na fitoterapia como mais uma alternativa aos pacientes da rede municipal de saúde.

A partir do encontro ficou definido que será feito um seminário sobre o tema para todos os profissionais da rede municipal de saúde, incluindo enfermeiros, agentes de saúde, médicos, farmacêuticos e nutricionistas.

Devem participar do encontro médicos vindos de outras cidades, e também especialistas da nossa região que hoje são reconhecidos como referência nacional e até internacional no assunto.

SÍTIO NO SERTÃO DO VALONGO

Também participou da reunião, a enfermeira aposentada Noeli Pinheiro e Edemir Martinhago. Eles são do Sítio Flora Bioativas, no sertão do Valongo em Porto Belo, reconhecido no Brasil e também no exterior pelo cultivo de plantas funcionais bioativas e pela produção de produtos orgânicos. Segundo eles, atualmente o sítio já exporta plantas medicinais para várias partes do mundo. “Já exportamos até para o Paquistão”, diz.

Além deles, também participaram da reunião, a gastrônoma e especialista em comida nutracêutica Cléa Bregue Daniel e o ambientalista, professor e especialista em plantas medicinais, Alesio dos Passos Santos. Eles comandam a Farmácia da Natureza, com sede em Florianópolis e também se disponibilizam a ensinar as pessoas sobre as vantagens da fitoterapia.

O prefeito de Tijucas ficou feliz pela visita e garantiu que vai incentivar a abordagem do assunto na cidade. “Vamos organizar este seminário e repassar à comunidade, através deste evento e também dos profissionais da saúde, sobre esta alternativa de tratamento que prioriza o uso de produtos naturais, sem componentes agressivos à saúde”, concluiu.

O evento deve acontecer no mês de março deste ano. Mais informações devem ser divulgadas assim que a programação estiver definida. 

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil