Ex-secretários de saúde de Tijucas são convidados para reunião sobre Covid-19

03/04/2020 21:41

Atendendo a um convite do prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, ex-secretários de saúde do município participaram nesta sexta-feira (03) de uma reunião com ele e com o atual secretário de saúde Vilson José Porcíncula. O objetivo foi discutir a atual realidade do município no enfrentamento ao Coronavírus e trocar ideias e experiências sobre as medidas que a administração municipal deve adotar daqui para frente.

Estiveram presentes os ex-secretários municipais de saúde: Luiz Rogério da Silva, Adriana Porto Faria, Rosicler Furtado, além do médico Rogério de Souza, do presidente do Poder Legislativo de Tijucas, Vilson Natálio Silvino e da assessora parlamentar Venina Rodrigues.

Na abertura da reunião o prefeito se manifestou agradecendo a presença de todos. “Nossa secretaria desaúde vem desenvolvendo um trabalho exemplar, mas sabemos que a situação pode se agravar daqui para frente e por isso já temos diversas medidas mapeadas. Paralelo a isso, é sempre muito positivo ouvir a opinião de profissionais que, assim como o nosso secretário, têm experiência no setor e podem, de alguma forma, contribuir com o planejamento que temos em mãos”, disse o prefeito.

Em seguida o secretário Vilson, popular Tem, apresentou o plano operativo da saúde do município que detalha todas as ações emergenciais a serem adotadas em caso de aumento dos casos e necessidades de internações.

“Caso a situação se agrave no município, já temos definido o local onde serão concentrados os atendimentos de pacientes Covid-19, a chamada unidade vermelha que vai funcionar como central de triagem e realização dos testes rápidos. De imediato já providenciamos reforço no material de almoxarifado da secretaria, priorizando os EPI’S (equipamentos de proteção individual) e já estabelecemos parcerias com os demais municípios do Vale para ocupação dos leitos que temos à disposição, ou seja, municípios com leitos vagos podem atender pacientes de outro município que esteja sem capacidade de internação”, disse o secretário.

O plano operativo também já prevê a reabertura das unidades básicas de saúde e os procedimentos que serão adotados para atendimento à comunidade neste período de pandemia. Além disso, atendendo à sugestão do ex-secretário Luiz Rogério, o Rogerinho, serão intensificadas as ações de capacitação dos agentes comunitários e demais profissionais da saúde do município. “Estas pessoas são fundamentais na comunidade para atuarem como multiplicadores de informações acerca do coronavírus e por isso precisam estar muito bem treinadas sobre o assunto”, disse.

CAMPANHA PELO USO DE MÁSCARAS DOMÉSTICAS

Além disso, ficou determinado durante a reunião que a Administração Municipal dará inicio a uma campanha de conscientização na comunidade para uso de máscaras domésticas. “Assim como já vem sendo recomendado pelo Ministério da Saúde, precisamos que a comunidade compreenda a importância do uso de máscaras para evitar este contágio. E não estamos falando de máscaras cirúrgicas, que devem ser priorizadas aos profissionais de saúde, mas sim máscaras que podem ser feitas em casa mesmo, ou por pessoas que atuam no segmento de costura. Já temos iniciativas como esta em andamento na cidade e agora precisamos intensificar estas ações e o uso das máscaras como proteção”, disse o prefeito.

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva