“Família na Escola” acontece de forma especial em Tijucas neste ano

23/04/2021 11:51

O projeto “Família na Escola”, realizado todos os anos nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Tijucas, neste ano vai acontecer de forma diferenciada. Devido à pandemia de Covid-19 e às recomendações para evitar aglomerações, as atividades não poderão acontecer de forma presencial. Por isso, como forma de manter o projeto e incentivar dinâmicas em família, as escolas sugeriram várias propostas de exercícios por meio de grupos de conversação (whatsapp).

Pela proposta, as famílias deveriam registrar as atividades em fotos e vídeos e depois enviar para o grupo de WhatsApp do filho.

Entre as sugestões estavam:

•Realizar um piquenique;
•Cantar uma música;
•Promover jogos e dinâmicas;
•Gravar vídeos desafios do TikTok;
•Preparar uma receita juntos ou compartilhar algum outro momento em família.

“Dia 24 de abril é o dia da família na escola. Essa data foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC) e visa reforçar a importância da família no processo de aprendizagem. Esta cooperação tem resultado significativo em melhor desempenho escolar dos alunos e neste ano, especialmente, nos surpreendemos com o resultado das atividades, mesmo sendo realizadas de forma remota. É uma nova realidade que faz despertar outras habilidades e sentimentos. Tem sido muito especial”, afirma a secretária de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira.

Confira um pouco do que está acontecendo ao longo desta semana nas escolas de Tijucas:

E.E.F Monsenhor Augusto Zucco

A escola elaborou um mural com fotos das famílias enviadas pelo WhatsApp e preparou um vídeo com a participação dos alunos para colocar no grupo dos pais no sábado (24) - Dia da família na escola.

C.E. Professor Manoel dos Anjos

O centro propôs a confecção de porta-retratos, cápsula do tempo, cartazes com reflexões, representação da árvore genealógica, móbiles da família, confecção da casa e família com palitos de picolé, vivência de brincadeiras antigas do tempo de infância dos pais, entre outras propostas.

Os registros em forma de fotos e trabalhos manuais serão expostos em frente à escola, para que todos possam apreciar. Para finalizar, todos os alunos levarão para casa como lembrança
um troféu que simboliza a importância do amor da família.

E. E. F. Walter Vicente Gomes

A unidade sugeriu a confecção de maquetes, histórias em quadrinhos, produções textuais, entrevistas, entre outras atividades. O objetivo era incentivar o trabalho em conjunto como forma de representar a busca e o resgate destes vínculos afetivos e ressaltar a importância da efetiva participação da família, na educação das crianças junto à escola.

“Devido à pandemia o ambiente do lar se tornou multifuncional, sendo ao mesmo tempo local de trabalho dos adultos, escola para as crianças e lugar de diversão. Cada família se deparou com novos desafios para dar afeto, educação e ao mesmo tempo também manter o equilíbrio emocional”, comenta a diretora.

C.M.E.I. Marco Aurélio de Oliveira

Dentre as atividades sugeridas pela unidade o destaque ficou para a apresentação dos livros: Um amor de família e O Livro da família. Os alunos foram incentivados a preparar recortes, colagens, fotos e filmagens e uma aula de culinária, onde a receita será o bolo do amor. Nesta sexta-feira (23) cada criança irá levar um pedaço do bolo e a receita para fazer junto com a família e saborear juntos no final de semana.

E.E.F Brilho do Sol

As turmas estão realizando homenagens às famílias através de peças de teatro, músicas, desenhos e outros trabalhos. Essas atividades estão sendo realizadas em classe e com a participação das famílias em casa.

Todas as unidades de ensino de Tijucas estão realizando alguma atividade especial para comemorar o dia da Família na Escola, veja abaixo algumas fotos do que já foi feito.

Veja as fotos aqui

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Educação