Governo Federal fecha unidades da Farmácia Popular

08/08/2017 10:08

A partir do mês de agosto, Tijucas, assim como outros milhares municípios do país, não conta mais com uma unidade própria da Farmácia Popular. A medida foi tomada pelo Governo Federal que decidiu desfazer a rede própria da Farmácia Popular em todo o país.

Em Tijucas a unidade também foi fechada pelo governo federal, mas o programa "Aqui tem farmácia popular" continua em funcionamento nas farmácias particulares. A Secretaria Municipal de Saúde orienta aos moradores a procurar suas Unidades de Saúde onde encontrarão médicos e medicamentos gratuitos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a medida visa reduzir custos causados pela manutenção de unidades próprias e assim, ampliar o acesso da população aos medicamentos gratuitos e a baixo custo. Para isso, os recursos que antes eram repassados às unidades próprias da rede, agora serão revertidos diretamente aos estados e municípios para a compra de medicamentos.

Sobre o programa

O programa Farmácia Popular era mantido no país em duas modalidades: a Rede Própria, que eram unidades que funcionavam exclusivamente para o programa em parceria com prefeituras municipais e governos estaduais; e o programa ‘Aqui Tem Farmácia Popular’, que funcionava em parceria com farmácias particulares credenciadas ao programa.

Os medicamentos da rede própria continuarão sendo oferecidos aos pacientes através da secretaria municipal de Saúde nas unidades básicas e centros de especialidades. O programa das farmácias particulares também será mantido como antes, ou seja, com uma lista menor de medicamentos oferecidos, porém, todos com valores reduzidos.

A unidade em Tijucas

No prédio onde funcionava a Farmácia Popular de Tijucas será instalada a central administrativa da secretaria municipal de Saúde. Hoje a secretaria já tem parte dos setores instalados naquele mesmo prédio e com o fechamento da farmácia, os ambientes poderão ser ampliados, oferecendo assim, um ambiente mais organizado e adequado a todos que buscam pelos serviços da secretaria.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Divulgação)