Grande público comemora os 159 anos de Tijucas

14/06/2019 13:04

O município de Tijucas celebrou nesta quinta-feira (13) 159 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar a data, a Administração Municipal preparou uma série de atividades que movimentaram a cidade.

A data festiva teve início às 8h com uma Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz de Tijucas. Logo após a celebração, às 9h, ocorreu a entrega de uma Enfermaria para o Lar de Idosos Santa Maria da Paz, que contou com recursos do Lions Clube Internacional. Às 10h teve início o Dia de Tijucas, no Casarão Gallotti, com apresentações culturais e de lazer, comidas típicas e diversas atrações.

“A cidade de Tijucas está ganhando cada vez mais respeito no cenário nacional como uma cidade promissora, isso exige muito trabalho e muito planejamento. Ela é a quinta cidade no Brasil e a segunda em Santa Catarina (acima de 30 mil habitantes) na geração de empregos. Por isso e muito mais temos orgulho da nossa cidade. Assim posso olhar nos olhos e cumprimentar cada um com senso de dever cumprido”, afirmou o prefeito Eloi Mariano Rocha.

Acompanhe como foi cada um dos eventos:

Missa

A Missa de Ação de Graças pelos 159 anos da cidade, ocorreu na Igreja Matriz de São Sebastião. Ela falou sobre o amor: tanto à Deus, quanto aos pais e aos moradores que vieram de outras cidades do Brasil. Alunos da Rede Municipal de Ensino participaram do ofertório trazendo produtos da terra e símbolos da economia local. O prefeito Eloi Mariano Rocha teve a oportunidade de convidar os presentes para as demais atividades do dia e homenagear a cidade num breve discurso.

Lar de idosos

Logo após a missa, ocorreu a entrega de uma nova Enfermaria para o Lar Santa Maria da Paz, que recebeu o nome de Ala de Cuidados Especiais Olivia Ignês Marini. Autoridades municipais e a comunidade participaram do grande ato.

Somente através de uma parceria entre o lar dos idosos, a Fundação Lions Clube Internacional e a Pró Vida - Central de Dízimos foi possível inaugurar o novo local para atendimento dos idosos que vivem na entidade. A parceria se deu por meio do repasse de recursos, na ordem de R$ 100 mil por parte da Fundação Lions Clube Internacional e o custeio de cerca de R$ 52 mil em equipamentos pela Pró Vida – Central de Dízimos, para o novo espaço.

“Sempre que viajo para outra cidade, visito algum lar de idosos para ver no que podemos melhorar. O que eu percebo é que os idosos que vivem aqui tem um brilho nos olhos. Tenho certeza que posso chamar esse local de um verdadeiro lar, pois aqui cuidamos deles com amor. Com esta nova enfermaria é mais uma prova de amor pelos nossos idosos”, afirmou Luiz Carlos Santana Filho, presidente do lar.

Dia de Tijucas

A partir das 10h aconteceu o Dia de Tijucas no principal local cultural da cidade: o Casarão Gallotti. Durante todo o dia, a população teve a oportunidade de participar das atividades comemorativas. A cerimônia teve a presença dos deputados estaduais: Marlene Fengler, Paulinha, Filipe Estevão, João Amim e o assessor Mário Soares, representando o deputado Altair Silva.

Durante seu discurso a deputada Paulinha deu uma notícia que foi recebida como presente pela comunidade. “Uma das questões que preocupava a comunidade era a possível vinda de uma penitenciária para cá, mas eu trago a notícia de primeira mão para vocês: não vai vir nenhum presídio para cá! Tijucas bateu o pé e conseguiu afastar a questão em definitivo”, afirmou a deputada, sendo amplamente aplaudida pelos presentes.

Organizado por todos os setores da Administração Municipal, o evento promoveu um almoço com gastronomia típica (pirão com linguiça e peixe frito), bem como um delicioso bolo de aniversário.
O programa ainda incluiu apresentações culturais, com artistas da região e pessoas da comunidade, além de diversas atividades de recreação e lazer por meio de entidades parceiras como o Sesc e o Corpo de Bombeiros.

Programação continua

As atividades festivas do aniversário de Tijucas seguem até o final do mês. A agenda inclui eventos culturais, inaugurações e anúncios de obras, além de entrega de equipamentos e mutirão de cidadania.
Acesse tijucas.sc.gov.br e prestigie os eventos.

Mais fotos do dia 13 aqui.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza