Índice de geração de empregos continua crescendo em Tijucas

25/07/2018 12:48

Apesar de os dados relacionados à geração de empregos no estado terem sido negativos no mês passado, em Tijucas, os números são bastante promissores. De acordo com a Secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas, nos últimos doze meses, o município teve 5.663 vagas de emprego preenchidas contra 5.010 desligamentos. Com isso, o saldo de evolução do emprego formal foi de 653 vagas, ou seja, um índice positivo de 5,89%.

Os dados estão no Informativo Mensal de Emprego da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina. Analisando os dados apresentados, pode-se perceber que os números de Tijucas já são melhores do que o último balanço divulgado em maio deste ano em que o saldo era de 4,93% tendo como referência o levantamento entre os meses de maio de 2017 e abril de 2018.

No estado, o saldo negativo para o mês de junho é o terceiro pior da série histórica, ficando atrás apenas dos números de 2015 e 2016. Segundo o levantamento, mais de 71 mil desligamentos foram registrados em Santa Catarina no mês de junho deste ano, contra 67mil contratações, ou seja, houve um recuo de 0,2% no estoque de empregos formais do estado.

Ainda segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), dentre os 41 municípios mais populosos do estado, 32 deles apresentaram um saldo líquido de empregos negativo em junho de 2018, o que contribuiu para o resultado agregado no Estado.

MAIS EMPREGOS PARA TIJUCAS

De acordo com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas, a tendência é que estes números melhorem ainda mais. Segundo o secretário Jean Carlos de Sieno dos Santos, somente até o final deste ano devem ser abertas mais de 500 vagas de trabalho em novos empreendimentos que estão se instalando em Tijucas.

Ele ainda afirma que, para atender a esta demanda, a secretaria já está providenciando cursos de capacitação para os trabalhadores de Tijucas. “Sabemos que a maior parte destes postos de trabalho será voltada para o setor do comércio, por isso, já estamos buscando junto com o Sebrae, a abertura de cursos de capacitação na área de atendimento ao cliente e também em vendas”, diz. A divulgação das capacitações será feita pela prefeitura assim que ficarem definidos quais cursos, e em que datas e horários serão oferecidos.

A qualificação profissional no município é uma das prioridades do prefeito Eloi Mariano Rocha. “Tijucas está crescendo muito e recebendo diariamente novos investidores e empreendimentos. Mas para atender a esta oferta de trabalho que se amplia na cidade precisamos oferecer opções de qualificação à nossa gente. E é isso que estamos buscando constantemente. Assim teremos mão de obra qualificada e devidamente inserida no mercado de trabalho”, diz o prefeito.

Confira os índices no Estado

Texto: Karina Peixoto Silva | Foto: Arquivo PMT