Jovens tomam posse na Academia Estudantil Tijuquense de Letras

06/09/2017 11:03

Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Tijucas tomaram posse nesta terça-feira (5) na Academia Estudantil Tijuquense de Letras. A iniciativa, da OATL (Oficial Academia Tijuquense de Letras) conta com apoio da Administração Municipal de Tijucas, através da secretaria municipal de Educação e secretaria de Cultura.

Criada em 2009 pelos Escritores Odon Luiz da Luz e Tonni Lima, a academia Estudantil Tijuquense de Letras está na sua quinta edição. Neste ano tomaram posse 40 estudantes, formando assim o quadro de acadêmicos em sua totalidade. Eles foram escolhidos a partir de um concurso literário que teve como tema a cidade de Tijucas. Da competição participaram 118 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares. Os trabalhos participantes do concurso devem se transformar em livro, no qual também será contada toda a trajetória da Academia estudantil e suas edições.

Durante a solenidade de posse dos novos acadêmicos também foram prestadas importantes homenagens. O jovem Bruno Pereira da Silva foi homenageado como patrono da Academia Estudantil. Filho de Taciana Pereira da Silva e Marco Antonio da Silva, Bruno era conhecido pelo seu talento para se expressar, tendo sido autor de diversos textos brilhantes.

A jovem Laís Helena Machado, que foi membro fundadora e primeira presidente da Academia Estudantil de Letras também foi homenageada como patronesse das cadeiras da Academia. A mãe, Sheila Dias esteve presente e recebeu a homenagem das autoridades.

O presidente da OATL, Tonni Lima agradeceu a presença de todos, parabenizou os estudantes e pais e ressaltou a importância das homenagens daquela noite. A secretária municipal de Educação, Neide Maria Reis e a coordenadora da Academia Estudantil Tijuquense de Letras, Sandra Regina Pereira também se pronunciaram. Já em nome dos acadêmicos empossados quem se manifestou foi o estudante Thiago Reinert.

Ao final das homenagens foi feita a entrega de certificados e becas aos estudantes. A partir de agora, além de participarem de reuniões periódicas da academia, eles também receberão capacitação através de oficinas literárias com professores e escritores, aprimorando assim, sua participação enquanto acadêmicos.

Também fez parte da cerimônia a professora Carla Leite que interpretou o Hino Nacional Brasileiro.

Saiba mais sobre o Patrono e a Patronesse:

BRUNO PEREIRA DA SILVA
LAÍS HELENA MACHADO

Confira mais fotos em nosso álbum.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza)