Junta de Serviço Militar reforça pedido para alistamento obrigatório de jovens

26/06/2019 9:34

A Junta de Serviço Militar (JSM) está convocando jovens do sexo masculino que nasceram no ano de 2001 e completam 18 anos até dia 31 de dezembro para o alistamento obrigatório no Exército Brasileiro. O alistamento deve ser feito diretamente no Sistema Eletrônico através no site do Exército (www.alistamento.eb.mil.com.br), até o dia 30 de junho.

Os jovens devem guardar o e-mail e senha de login no site, a partir do dia 10 de junho, para agendar um horário e se apresentar na Junta de Serviço Militar, localizada na Av. Jacob Lameu Tavares, no piso superior do Terminal Rodoviário de Tijucas.

No dia agendado, os alistandos devem ter em mãos certidão de nascimento original, RG, CPF e comprovante de residência. É importante não perder os prazos de cadastro e caso isso tenha ocorrido para homens nascidos em anos anteriores a 2001, é possível regularizar a situação diretamente na Junta Militar, levando a mesma documentação.

“O alistamento é um documento importante que vai servir até você jovem completar 46 anos de idade. Quem não se alistar até dia 30 de junho estará irregular e pagará uma multa de R$ 4,32 (de acordo com o artigo 176/1 da Lei de Serviço Militar), após o termino da campanha do alistamento. Este valor está sujeito a alteração, considerando o cidadão fora do prazo”, explica Zenir Caetano, secretária da JSM, número 012 Tijucas/SC.

O que acontece se você não se alistar?

É normal que os jovens tenham dúvidas quanto ao alistamento militar e não compreendam a importância deste processo obrigatório. O não alistamento acarreta diversos transtornos e acaba por influenciar no dia a dia e no futuro a curto e médio prazo. Você não conseguirá:

• Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
  • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício;
  • Inscrever-se em concurso para cargos públicos;
  • Exercer qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação e
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Mais informações pelo telefone (48) 3263-0232

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação