Lar Santa Maria da Paz recebe recursos do Fundo do Idoso

27/02/2018 8:31

Nesta segunda-feira (26) o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha e o secretário de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim, assinaram o convênio para repasse de recursos do Fundo Municipal do Idoso ao Lar Santa Maria da Paz.

A entidade teve projeto aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso para aquisição de equipamentos e contratação de fisioterapeuta para realização de atividades de pilates com os idosos. Além de atender as pessoas que moram no Lar, o projeto também prevê duas vagas para idosos carentes da comunidade. A manutenção do programa ficará por conta da instituição.

Também assinaram o convênio, o administrador do Lar Santa Maria da Paz, Luiz Carlos Santana, e membros do conselho municipal do Idoso de Tijucas.

ORIGEM DOS RECURSOS

Os recursos recebidos pelo Fundo do Idoso e repassados ao Lar Santa Maria da Paz, são provenientes de doação de recursos abatidos do imposto de renda, assim como acontece com o FIA (Fundo para Infância e Adolescência).

A doação pode ser feita por qualquer pessoa física ou jurídica na hora da declaração. Assim, em vez de deixar que os recursos a serem abatidos do imposto de renda retornem ao governo federal, o contribuinte pode destiná-los diretamente ao município, para financiamento de projetos locais de atenção à criança e ao adolescente, no caso do FIA, e ao idoso, no caso do Fundo do Idoso.

QUEM PODE DESTINAR?

•Pessoas Físicas que declaram seu Imposto de Renda através do modelo completo – até 6% do imposto devido.
•Pessoas Jurídicas que apurarem a tributação pelo Lucro Real – até 1% (consulte o seu contador)

COMO FAZER A DOAÇÃO?

•Basta comunicar o seu contador e fazer um depósito identificado com o nome e o número do CPF/CNPJ do doador ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência ou ao Fundo do Idoso
•Guarde o recibo de destinação emitido pela Secretaria de Ação Social e apresente o mesmo ao declarar seu Imposto de Renda
•É importante que o depósito seja identificado com o CPF/CNPJ do doador para que não haja problemas com a Receita Federal

Para mais informações, procure também a Secretaria de Ação Social de Tijucas que fica na rua José Joaquim Santana, 36 e atende pelo telefone (48) 3263-0150.

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza