Liberado saque do FGTS para os atingidos pelo Ciclone Bomba

28/07/2020 11:55

O Governo Federal já autorizou o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para moradores dos municípios atingidos pelo Ciclone Bomba, registrado no dia 30 de junho. Tijucas está habilitada e a partir da próxima semana será feito o cadastramento dos moradores atingidos.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Tijucas, Sheila Dias, o Governo Federal e a Caixa Econômica exigem a comprovação dos endereços de forma individual, ou seja, informando bairro, rua e número da casa atingida.

“Por isso estamos organizando diversas estruturas de atendimento para coletar estas informações a partir da semana que vem. Nas áreas centrais da cidade vamos ter três pontos de atendimento e, no interior, faremos plantões especiais nas localidades, tendo em vista a dificuldade de deslocamento destes moradores durante a pandemia”, explica.

A partir da documentação recebida nestes plantões, será enviada uma lista para a Caixa Econômica com nomes e endereços dos moradores que poderão fazer o pedido de saque do fundo.

ATENDIMENTO PARA CADASTRO

A estrutura de atendimento está sendo organizada durante esta semana pela Defesa Civil Municipal em conjunto com a secretaria de Administração e Finanças e contará com apoio de outras secretarias. A previsão é de que os pontos de atendimento comecem a funcionar já na próxima segunda-feira (03).

“Assim que tivermos os locais e horários definidos informaremos a comunidade. O objetivo é ter mais de um ponto de atendimento na cidade para facilitar o acesso de todos e evitar maiores aglomerações”, diz o secretário de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim.

Para o prefeito de Tijucas, a liberação de saque do FGTS deve representar um importante auxílio aos atingidos pelo ciclone. “Estamos atravessando um período difícil por conta da pandemia do novo coronavírus e a passagem do ciclone foi mais um agravante. Acreditamos que a liberação do FGTS seja uma maneira importante de auxiliar as pessoas que tiveram prejuízos com este fenômeno e ao mesmo tempo, mais uma forma de fazer girar a economia local”, afirma o prefeito.

*Mais informações sobre os plantões de atendimento e a documentação exigida ainda durante esta semana.

Texto: Karina Peixoto Silva | Foto: reprodução internet