Micro e pequenos empreendedores de Tijucas recebem orientação sobre linhas de crédito emergenciais

05/05/2020 11:18

A Sala do Empreendedor de Tijucas está orientando os microempreendedores individuais e pequenos empreendedores do município sobre linhas de crédito emergenciais para auxiliá-los durante a crise do coronavírus. Entre as opções há o Juro Zero Estadual e Municipal, Badesc Emergencial, BRDE Recupera Sul e FAMPE Sebrae em convênio com a Caixa, além de outros programas de crédito especial. A sala do empreendedor é uma realização do Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura Municipal, dentro do Programa Cidade Empreendedora.

De acordo com o Prefeito Eloi Mariano Rocha, o município tem dado todo apoio e suporte necessário às pessoas mais afetadas dando orientações relacionadas ao emprego, auxílio emergencial e outros serviços relacionados. "Sabemos da grande crise econômica mundial instalada por conta da pandemia do novo coronavírus e aqui, no nosso município, não é diferente. Por isso agora, também, em parceria com o Sebrae, temos este importante trabalho de informação quanto às linhas de crédito disponíveis para manutenção dos negócios. Esperamos que os empresários aproveitem esta consultoria e que possamos enfrentar este momento da melhor maneira possível", diz o Prefeito de Tijucas.

SOBRE AS LINHAS DISPONÍVEIS

FAMPE (Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas)

O Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) é um acordo do Sebrae com a Caixa, que disponibilizou uma linha especial de R$7,5 bilhões para que empreendedores tenham acesso ao financiamento de capital de giro. O FAMPE garante até 80% de um financiamento bancário, limitado a um determinado valor, conforme o porte empresarial e a modalidade de crédito. Para Microempreendedor Individual (MEI) o valor máximo contratado é de até R$12,5 mil com carência de 9 meses. Já para Micro Empresa (ME), o valor máximo contratado poderá ser de até R$75 mil e para Empresa de Pequeno Porte (EPP), o valor adquirido poderá ser de até R$125 mil, ambas com carência de 12 meses. Os interessados devem realizar o tutorial do Sebrae https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/creditoassistido e seguir as orientações, depois solicitar o crédito com a Caixa.

BRDE SUL

O BRDE Recupera Sul, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e Sicoob, é uma linha com recursos próprios para microcrédito destinada aos microempreendedores. O valor contratado pode ser de R$5 mil a R$20 mil com taxa de juros de 1% ao mês e carência de 18 meses mais 30 meses de amortização. Já o Programa Juro Zero estimula a formalização, fomenta o empreendedorismo e promove o desenvolvimento da economia catarinense ao ajudar microempreendedores individuais (MEI) com uma linha de crédito de até R$5 mil. Se os participantes do programa pagarem todas as prestações em dia, a última parcela será paga pelo Governo do Estado e o microempreendedor fica livre dos juros do empréstimo. As novas condições de crédito podem ser parceladas em até oito vezes.

BADESC EMERGENCIAL

O Badesc e Governo do Estado abriram a linha de crédito “Badesc Emergencial” para micro e pequenos empreendedores catarinenses. O valor financiável poderá ser de R$15 mil até R$150 mil, com taxa de juros de 0,3% ao mês, o restante da taxa será subsidiada pelo Governo do Estado, caso o empreendedor mantenha as parcelas pagas em dia. O prazo total será de até 48 meses com carência de 12 meses, onde os primeiros seis meses o cliente não paga qualquer valor e nos seis meses sequentes paga somente juros. O prazo para amortização é de 36 meses, com parcelas decrescentes ao longo do tempo. Para estas operações é exigida garantia real de 100% do valor financiado. Os interessados podem se inscrever diretamente no site: www.badesc.com.br.

Texto e Foto: Sebrae Tijucas