Moradores do Bairro Praça aprovam sugestão de mudança no trânsito

28/04/2017 9:10

Em audiência pública promovida na noite desta quinta-feira (27), a comunidade do bairro Praça aprovou a sugestão da prefeitura de Tijucas de alterar o sentido de algumas ruas do bairro para melhorar o acesso ao centro da cidade.

A reunião foi conduzida pelo prefeito Eloi Mariano Rocha, que abriu o encontro falando sobre os desafios da atual administração e das medidas que estão sendo tomadas nestes primeiros meses de gestão. Logo em seguida ele falou à comunidade sobre a importância de alterar o trânsito no bairro Praça a fim de acabar com os grandes congestionamentos que têm se formado após as alterações feitas pela Autopita Litoral Sul nas marginais da BR 101.

“Estamos há meses lutando para reverter a portaria 339/15 que instituiu as mudanças de trânsito no acesso ao nosso município, no entanto, tem sido difícil esta reversão. Portanto, enquanto isso não acontece, precisamos adaptar nossas vias e dar maior vazão ao trânsito local”, disse.

Para isso, o arquiteto Romeu José dos Santos foi convidado pela prefeitura a fazer o estudo das vias que ficam embaixo da ponte para propor uma solução. A proposta foi apresentada aos moradores durante a audiência como forma de consultá-los sobre a medida. “Todos os estudos que foram feitos tiveram por objetivo por fim aos chamados pontos de conflito, como os que temos hoje sob a ponte de Tijucas para quem se dirige da Praça para o centro. Com as alterações que propomos o trânsito ficará muito mais seguro e fluirá melhor”, explicou.

A proposta apresentada e, posteriormente aprovada pelos moradores, prevê alteração de sentido nas ruas Coronel Gallotti e Valério Gomes, além de fechamento da via paralela à ponte que hoje direciona o trânsito para a frente de uma funerária.

No novo projeto, os carros que seguem do centro para a Praça devem entrar na primeira marginal, cruzar por baixo da ponte no acesso que hoje está sendo usado para acesso ao centro e seguir pela segunda marginal para acessarem a rua Valério Gomes que passará a ter sentido único em direção à Praça.

Quem segue da Praça para o Centro vai utilizar novo sentido a partir da delegacia, passando em frente à escola Valério Gomes e indo em direção ao Casarão Gallotti. Na ponte, o motorista deve acessar a segunda marginal para chegar ao Centro. Neste ponto há encontro de veículos vindos do Centro com os que seguem para a Praça, no entanto, por ser via de pista dupla, não há cruzamento ou necessidade de parada.

Quem vem de Florianópolis para o bairro Praça vai continuar utilizando a mesma marginal, e acessar a rua Valério Gomes. Quem vai da Praça para Itajaí pela rua Coronel Gallotti vai entrar na primeira marginal da ponte e seguir pela marginal que hoje dá acesso ao sentido norte.

Os motoristas que chegam do norte, ou seja, de Itajaí, devem acessar o bairro Praça pelo viaduto do km 163 e seguir pela avenida Coleira. A marginal que hoje dá acesso a quem chega do norte se mantém com o mesmo sentido, dando acesso ao Centro.

Ainda embaixo da ponte haverá nova ciclovia e travessia elevada, dando maior mobilidade e segurança aos pedestres e ciclistas.

Durante a audiência os moradores elogiaram a realização do encontro e tiraram dúvidas a respeito do projeto. “Quero parabenizar o prefeito pela iniciativa de ter vindo ao nosso bairro ouvir a opinião dos moradores. Fico feliz por esta oportunidade e apoio a mudança que está sendo sugerida”, disse José Luiz da Costa Junior.

De acordo com o vice-prefeito e também secretário de Obras de Tijucas, Adalto Gomes, o novo projeto deve levar mais de 30 dias para entrar em vigor. Durante este período serão feitas as medições topográficas e as alterações necessárias para adaptar canteiros, calçadas e recuos.

A sinalização do novo projeto também será prioridade da administração nos próximos dias. A regularização de todo o trecho, bem como, a orientação aos motoristas nos primeiros 30 dias em funcionamento ficará a cargo da Ditran.

Confira o projeto aqui.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza)