Moradores do Morretes reclamam das dificuldades de acesso pela rodovia

09/05/2019 11:25

Com o fechamento dos acessos ao bairro pela ANTT e Autopista, e com a recente modificação nas muretas que separam as duas pistas na altura do km 173 da BR 101, moradores do bairro Morretes estão se sentindo isolados. Em reunião com o Prefeito de Tijucas, eles solicitaram apoio para busca de soluções junto à concessionária que administra a rodovia.

Eles explicam que precisam vir ao Centro de Tijucas para inúmeras situações, já que lá não possuem supermercados, bancos e outros serviços. Aqueles que não têm carro precisam do transporte público e portanto, precisam embarcar e desembarcar dos ônibus na rodovia e para isso, precisam atravessar a pista.

Para acessar os retornos ou viadutos, eles precisam caminhar até três quilômetros tanto para um sentido como para o outro e diante desta distância, acabam arriscando a própria vida atravessando a pista e pulando as muretas de proteção. Esta conduta já tirou a vida de moradores do Morretes, como foi o caso de Marilene Cardoso, prima de uma jovem que tentou atravessar a rodovia e acabou morrendo atropelada.

“Não só eu mas todos que moram ali estamos nos sentindo presos, até porque somos totalmente dependentes do centro de Tijucas para fazer nossas compras, pagamentos, enfim, para resolver nossas pendências. E tanto quem mora de um lado como do outro da rodovia precisa atravessar na ida ou na volta. Por isso, a construção de uma passarela resolveria nossos problemas de acesso”, diz a moradora.

A agente comunitária de saúde da localidade, Alcides Terezinha Cota também participou da reunião e reforçou a necessidade de novos acessos ao bairro. “Este isolamento está afetando até mesmo a saúde psicológica destas pessoas. Eles se sentem tristes e desrespeitados diante da dificuldade de deslocamento ao centro da cidade”, afirma.

Diante das solicitações o Prefeito Eloi Mariano Rocha se comprometeu a encaminhar ofício à Autopista Litoral Sul para verificar a possibilidade de construção de uma passarela no trecho indicado. “Entendemos a angústia de vocês e sabemos da necessidade de buscar uma solução. Contem comigo para solucionarmos este problema”, disse o Prefeito.

Texto e fotos: Karina Peixoto