Mutirão Dengue: prefeitura intensifica notificação de terrenos em Tijucas

28/04/2020 11:44

A fiscalização e notificação de terrenos baldios e propriedades abandonadas está sendo intensificada em Tijucas por conta da situação de emergência da dengue. As secretarias de Saúde e de Obras, através dos setores de Vigilância em Saúde e Fiscalização de Obras estão vistoriando e notificando áreas que não estão sendo devidamente mantidas pelos seus proprietários.

Em fiscalização realizada na manhã desta terça-feira (28), acompanhada pelo secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula e pelo vice-prefeito e secretário de Obras, Adalto Gomes, as equipes visitaram locais que são alvo de denúncias e que têm gerado risco à saúde pública.

“Estamos avaliando a situação de cada local para verificar em qual lei se enquadra para notificação. Tanto pode ser por descumprimento às regras de vigilância com acúmulo de entulhos como por falta de limpeza de vegetação. O importante é que todos estão sendo notificados, seja pessoalmente, nos casos em que já mantemos contato imediato com o proprietário ou, de forma posterior, identificando estes proprietários na chegada à secretaria e publicando notificação em edital”, diz Adalto.

As pessoas notificadas poderão ser multadas caso não tomem as devidas providências, conforme determina a legislação municipal.

O secretário de Saúde Vilson José Porcíncula afirma que a colaboração da comunidade é fundamental. “Como temos dito, sem a ajuda da população não vamos conseguir vencer o mosquito da dengue. As pessoas precisam ter consciência e fazer a sua parte limpando os seus terrenos, evitando acúmulo de água e informando ao setor de combate à dengue sobre possíveis focos do mosquito. Somente assim poderemos ter uma ação eficaz contra a dengue em nosso município”, diz.

DENÚNCIAS

A Administração Municipal de Tijucas tem recebido inúmeras denúncias de locais irregulares, abandonados, onde há acúmulo de água e lixo. Estes locais estão sendo verificados pelas equipes de fiscalização. Ainda nesta semana será disponibilizado um canal direto de reclamações para registros formais destas denúncias. A forma de contato será divulgada nos próximos dias.

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Vigilância em Saúde e Denúncia de moradores