NOTA OFICIAL: SAMAE esclarece as medidas adotadas para sanar os problemas na distribuição de água

13/12/2018 15:34

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Tijucas vem a público para esclarecer as medidas que têm sido adotadas para sanar os problemas que afetam a distribuição de água no município.

Recentemente o SAMAE elaborou o projeto para aquisição de uma Estação de Tratamento de Água Compacta para tratar água captada no Rio Tijucas. Ao longo deste ano, o órgão economizou recursos a fim de viabilizar a aquisição do equipamento, que custa aproximadamente 1,9 milhão de reais. A Estação Compacta vai ser instalada junto da ETA da Itinga. As obras de terraplanagem do local devem começar já na próxima semana, com conclusão estimada para o primeiro semestre de 2019. O investimento será feito totalmente com recursos próprios.

No último mês de outubro, o SAMAE realizou um prolongamento da rede de distribuição que chegava apenas até a localidade de Terra Nova, trazendo a água captada na localidade de Oliveira. A rede foi estendida até o bairro Joáia, possibilitando a injeção de cerca de 300 mil litros por dia na rede que leva água ao perímetro urbano da cidade.

Outra obra importante foi a substituição da tubulação em toda a beira rio. Foram aproximadamente 5Km de tubos trocados, no trecho que vai do bairro Joáia até a Rua 13 de Junho, no bairro Praça. Os tubos antigos, de 167mm, foram substituídos por tubos de 200mm, que permitem maior vazão e controle do fluxo de água.

O órgão também vai licitar a compra de motores e bombas, além do aluguel de um gerador, para garantir que a distribuição de água não seja prejudicada em momentos de falta de energia elétrica. Estes equipamentos se destinam à Estação de Captação de Água da Itinga.

Além disso, o SAMAE está atuando no monitoramento constante de pontos de vazamento na rede de distribuição, com o objetivo de minimizar ao máximo a perda de água no sistema.

O verão é um período do ano em que a demanda por água aumenta consideravelmente. Portanto, diante de todas as situações expostas, o SAMAE reforça o pedido para que os moradores economizem ao máximo, sob risco de racionamento caso a situação se agrave.

Fique atento:

- Torneiras, vasos sanitários e boias de caixa d’água podem apresentar vazamentos;
- Evitar lavar calçadas, muros, telhados e automóveis utilizando mangueiras.
- Fazer o tratamento da água das piscinas, reduzindo a necessidade de troca da água;
- Diminuir o tempo do banho;
- Puxar a descarga apenas o tempo necessário;
- Lavar a louça e escovar os dentes com a torneira desligada.