Novo Mais Educação contribui para a melhoria do ensino em Tijucas

15/09/2017 10:03

A educação é uma das principais atribuições da administração municipal e, em Tijucas, recebe atenção especial. Para melhorar a qualidade do ensino ofertado à comunidade, alguns programas têm sido implantados pela Secretaria Municipal de Educação. Um deles é o Novo Mais Educação, programa do Ministério da Educação que visa, por meio da ampliação da jornada escolar, fortalecer o aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática, além de oferecer atividades nas áreas das artes, cultura, esporte e lazer.

Em Tijucas são dez escolas atendidas pelo projeto, que oferece aulas e atividades no contraturno escolar três vezes por semana. De acordo com o que preconiza o projeto, os reforços de português e matemática são de responsabilidade do Mediador de Aprendizagem e as demais oficinas são oferecidas por Facilitadores. Todos são voluntários e recebem uma ajuda de custo para alimentação e transporte, bancada pelo Governo Federal. As secretarias de educação, por sua vez, são responsáveis por nomear um profissional da área da educação para atuar como Articulador da Escola.

É o caso de Silvana Luiz Tomazi, pedagoga e Articuladora da Escola de Ensino Fundamental Ondina Maria Dias. Ela é responsável pela coordenação do projeto e organização das atividades na escola, pela promoção da interação entre a escola e a comunidade, pela prestação de informações sobre o desenvolvimento das atividades para fins de monitoramento e pela integração do Programa com Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Na Ondina Maria Dias são oferecidas as aulas de reforço de Língua Portuguesa e Matemática e oficinas de música, dança, muay thai e vôlei.

Silvana explica que o encaminhamento dos alunos para o sistema do Novo Mais Educação se dá a partir de um diagnóstico de dificuldade ou defasagem no aprendizado. Além disso, leva-se em consideração a situação de vulnerabilidade social em que se encontram algumas crianças. Estendendo a jornada escolar, as crianças passam mais tempo em um espaço saudável e de educação ao invés de estarem nas ruas, por exemplo.

Os estudantes que participam do projeto almoçam nas escolas, além de fazer os outros dois lanches oferecidos ao longo do dia. Para crianças em situação de vulnerabilidade, principalmente, essas três refeições são de extrema importância.

O Novo Mais Educação foi implantado pelo MEC neste ano, aprimorando o projeto anterior, o Mais Educação. A avaliação da Coordenadora de Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Dail Nelsy da Silva, e da Articuladora da escola, Silvana Luiz Tomazi, é de que os resultados estão aparecendo. “Já está fazendo bastante diferença. Temos ouvido bastante elogios dos professores e até dos pais. Eles já sentiram uma melhora considerável no desempenho escolar dos filhos”, afirma Silvana.

Para mais informações sobre o Novo Mais Educação e os outros projetos da Secretaria Municipal de Educação, ligue: (48) 3263-8129.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) Fotos: Larissa Souza.