Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal é concluído em Tijucas

26/09/2018 10:38

Identificar os setores e problemas prioritários do município reconhecendo as mudanças e os potenciais da cidade é um dos objetivos do Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal (Pegem), concluído nesta segunda-feira (24), em Tijucas. O plano é resultado de uma política pública efetiva para alcançar o máximo de desempenho da gestão municipal, realizado pelo Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura.

O planejamento estratégico foi construído a partir de um diagnóstico com base no documento “Tijucas em Números”, que faz parte do projeto Cidade Empreendedora. O diagnóstico retratou a situação atual da cidade para identificar as oportunidades e ameaças mais importantes, e com isso, facilitar o desenvolvimento do município, por meio de uma gestão mais eficaz. “Este plano tem nos ajudado muito a direcionar as ações da administração municipal, afinal, identifica os setores e temas prioritários do município. Com isso, certamente teremos uma gestão muito mais eficiente e pronta para atender às demandas de nossa comunidade”, finaliza o Prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

A elaboração do plano foi feita através de várias etapas, entre elas, articulação e sensibilização das lideranças; levantamento de informações secundárias e elaboração de diagnóstico preliminar; realização de workshop de Diagnóstico; realização de reuniões de planejamento para priorização e definição dos projetos; consolidação e validação do plano e monitoramento e avaliação.

O próximo passo agora será inserir o plano dentro de um sistema criado pelo Sebrae. “Os projetos estratégicos serão inseridos no SIGEOR, um sistema criado pelo Sebrae para gerenciamento das ações e prazos de execução destes projetos elaborados para atender a Gestão de Indicadores de Resultado de cada secretaria”, destaca o Consultor do Sebrae, João Lázaro Ferreira.

(Texto: Roberta Watzko (Sebrae/SC) | Fotos: Karina Peixoto Silva (Prefeitura Tijucas))