Plano de Turismo de Tijucas conta com mais de 100 ações para fortalecer o setor na cidade

16/12/2020 13:14

Com o intuito de identificar os potenciais turísticos de Tijucas e desenvolver a economia da atividade turística, o Sebrae/SC em parceria com as lideranças público e privada do município, construíram o Plano Municipal de Turismo. O estudo conta com mais de 100 ações e 33 estratégias em cinco segmentos que poderão ser colocadas em prática nos próximos anos. O documento foi entregue no início do mês e a iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora.

Para a construção do plano foi realizada a caracterização do território, feita a análise da infraestrutura básica e dos serviços gerais encontrados na área turística, a análise do quadro institucional da área turística, o reconhecimento do destino e perfil da oferta, além das estratégias de desenvolvimento turístico e plano de ação. Dentro do estudo foram criados cinco segmentos prioritários do turismo no município, sendo eles: esportes, náutico, ecoturismo, histórico cultural e gastronômico.

No segmento de esportes será trabalhado estratégias para valorizar o paraquedismo, circuito de ciclistas, pista de velocross e motocross, esportes aquáticos e balonismo. No segmento náutico, as estratégias serão voltadas para economia do mar, com criação de marinas, estaleiros e de um polo náutico para competições. Já o segmento do ecoturismo proporcionará experiências sustentáveis com trilhas ecológicas, cachoeiras, passeios em aldeias indígenas e ao Sítio Bioativo, que possui plantas medicinais com referência nacional.

No segmento histórico cultural as estratégias serão voltadas para a valorização das festas religiosas, boi de mamão, terno de reis e visitações no casarão Gallotti, casarão Bayer, celereiro do carro antigo, edificações antigas, além de Igrejas e colônia de pescadores. E no segmento gastronômico serão resgatadas as riquezas culturais da culinária, com comidas típicas, valorização do tradicional pirão com peixe, além do produto turístico focado no saber fazer desde a história os ingredientes finais.

Segundo a Secretária Municipal interina de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Leila dos Anjos Costa, o plano foi fundamental para delinear as ações da secretaria de Cultura e Turismo do município. “A partir dele pudemos reunir pessoas, empresas e organizações que podem agregar muito ao projeto turístico da cidade, atraindo visitantes e valorizando nossas vocações. Agora nosso foco será implantar as ações propostas e seguir com o desenvolvimento do turismo local a partir dos eixos norteadores que este trabalho em parceria com o Sebrae nos proporcionou", destaca.

Texto e Foto: SEBRAE/SC