Poesias marcam a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

27/10/2016 11:24

Valorizar os talentos da terra e a poesia. Num tempo em que tudo tem se tornado instantâneo e superficial, a Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, através da Biblioteca Municipal Edmundo da Luz Pinto em parceria com o Museu Tijucas, vem refletir sobre a importância dos livros e da leitura. Na última quinta-feira (27) na Biblioteca Municipal Edmundo da Luz Pinto, em Tijucas, foi realizado o encontro que marcou a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980, e as comemorações ocorrem todos os anos entre os dias 23 e 29 de outubro.
De acordo com a bibliotecária Maria Claudete Machado Ferreira Schuster, a semana tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, além de difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como, promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.
A data foi escolhida para que se pudesse celebrar também o "Dia da poesia no Brasil", que se comemora em 31 de outubro em homenagem à Carlos Drummond de Andrade.
Participaram da manhã de puros versos, os alunos do 7º ano da Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha, que puderam ouvir poemas e aprender um pouco mais sobre o gênero literário através do conhecimento dos poetas Thiago Furtado e Toni Lima, ambos moradores de Tijucas. Também participaram do evento a jornalista Ana Maria Cordeiro, também declamando uma de suas poesias e Tiago Lessa, museólogo do Museu Tijucas, na ocasião representando e lendo poesias da senhora Matilde dos Santos Dias. Os alunos, acompanhados da professora Lidiane Cristina de Melo, puderam ainda ler e levar para casa algumas das poesias de Thiago Furtado, expostas em um varal, intitulado “Varal de Poesias”, além de conhecer um pouco mais e se familiarizarem com o ambiente da Biblioteca.