Ponto de descarte de lixo eletrônico funcionará de forma itinerante

26/02/2020 11:43

Desde novembro de 2019 Tijucas conta com um local correto para descarte de lixo eletrônico. Através do Programa de Reciclagem de Eletroeletrônicos de Tijucas, um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) foi instalado na Escola de Ensino Fundamental Ondina Maria Dias, no bairro XV de Novembro para receber este tipo de resíduo até o mês de março.

O projeto foi desenvolvido pelo professor Victor Bruno Prudente, responsável pela Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Tijucas, em parceria com o programa “Tijucas Sustentável” da Acit/CDL.

“Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o segundo maior produtor de lixo eletrônico das Américas e apenas 3% deste material é descartado corretamente. Por isso estamos disponibilizando um PEV funcionando de forma itinerante, a partir abril de 2020”, explica o professor Victor.

Confira o cronograma:

•Abril a junho – EEF Walter Vicente Gomes
•Julho a setembro – EEF Santa Terezinha
•Outubro a dezembro – CEI Manoel dos Anjos

O que você pode descartar?

•CPU e servidor, fonte, memória, processador, HD, drive de CD e DVD, cooler, mouse, teclado, estabilizador, notebooks;
•Celulares, telefones, walkie-talkie, rádio comunicador, aparelho de CD/DVD/Blue-ray, som, cabos e fios em geral;
•Impressora, scanner, fax, copiadora, modem, roteador, decodificador e
•Monitor LCD, CRT, LED, Plasma, eletrodomésticos diversos como sanduicheira, secador de cabelo, chuveiro, ferro de passar roupa, etc.

O que não pode descartar nestes pontos?

•Lâmpadas de qualquer natureza, pilhas e baterias de celular avulsas, CDs, DVDs, fitas VHS, disquete, toners e cartuchos de impressora e
•Eletrodomésticos linha branca como geladeiras, fogões, micro-ondas, lavadora de louça e roupas, condicionadores de ar, purificadores de água.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação