Praia de Tijucas recebe mutirão de limpeza pelo evento Univali Limpando o Mundo neste sábado

11/09/2018 12:42

No próximo sábado (15) acontece mais uma edição do Limpando o Mundo, um evento de mobilização voluntária que tem o objetivo de conscientizar as pessoas para o problema do lixo (resíduo) nas praias, rios e lagos. A ação mundial é realizada na região por iniciativa da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), através do Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos (LGVR) do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. No município, será realizado um mutirão de limpeza na Praia de Tijucas.

O mutirão acontece das 8h às 12h de sábado, com ponto de encontro no SESC Ler. O evento é promovido pela Univali em diversas cidades da região. Em Tijucas, a ação é realizada em parceria com Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente com apoio das secretarias de Obras e Educação, SAMAE, SESC, Comitê Tijucas Biguaçu e SOS Praia de Tijucas.

No evento serão disponibilizados kits com sacos de lixo, luvas e camisetas para os voluntários que vão participar da ação. Para participar basta comparecer ao ponto de encontro, no SESC, às 8h.

Clean up the World ou Limpando o Mundo

Trata-se de uma ação mundial, apoiada pela ONU, que teve início na Austrália em 1993, sendo espalhado para mais de 25 países, com mais de 35 milhões de voluntários. No Brasil, iniciou-se em 2003 em Copacabana através do projeto Limpeza na Praia, realizado pelo Instituto Ecológico Aqualung. Desde 2006 a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), através do Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos (LGVR) do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, ingressou neste projeto mundial, desde então o público tem sido crescente e o interesse em defender as questões ambientais vem sendo prioridade entre os participantes.

Programação:
08h: Encontro no SESC Ler;
08h30: Entrega dos kits para limpeza e coleta dos Termos de Adesão;
08h45: Início das atividades de limpeza;
12h: Encerramento das atividades.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) / Foto: João Luiz Lopes.