Prefeito adota novas medidas relacionadas ao semáforo do viaduto

12/04/2019 9:46

Em nova reunião com a equipe de engenharia da Arteris Litoral Sul nesta quinta-feira (11), o Prefeito Eloi Mariano Rocha conquistou mais alterações para o trecho sob o viaduto que liga as avenidas Coleira e José Manoel Reis. As medidas vêm sendo estudadas por conta das filas que estão sendo geradas no local após a instalação dos semáforos.

Confira os pontos discutidos:

PISTA DE MÃO INGLESA

Segundo projeto apresentado pelos técnicos, a retirada da mão inglesa será possível após a conclusão das obras de regularização da marginal da Portobello, que já está em andamento. De acordo com o Gerente de Investimento da Arteris, Juarez Richter Cordeiro, a Portobello tem o prazo de 60 dias para concluir as obras, já que se trata do cumprimento de uma decisão judicial.

“Com a conclusão da obra, a marginal passará a funcionar no padrão de rodovia e assim, poderemos eliminar a agulha que hoje garante o primeiro acesso à BR 101 e ao viaduto. Com isso, também será possível retirar a mão inglesa e transformá-la em mais uma pista de travessia sob o viaduto, o que vai permitir a existência de quatro pistas de sentido duplo”, explica.

CONTROLE DO SEMÁFORO

Enquanto as obras da marginal da Portobello estiverem em andamento, o Município encaminhou um ofício ao I Fashion Outlet Iguatemi, solicitando o comando do semáforo que hoje está sob a responsabilidade do empreendimento. Com isso, a prefeitura, através da Ditran, poderá administrar as sinaleiras e controlar a programação das mesmas.

ROTATÓRIA NA MARGINAL SUL

Além do que está sendo feito de imediato, o Prefeito também solicitou novas obras no local a fim de permitir melhor fluxo em torno do viaduto. Uma das propostas, feita pelo arquiteto Romeu dos Santos, é a criação de uma rotatória na marginal sul, no início da avenida José Manoel Reis. A obra atingirá parte do terreno da Portobello, a qual se posiciona favorável à medida.

NOVO ACESSO PELA RUA ANTÔNIO BAYER

Outra solicitação feita à Arteris e que está sendo encaminhada à ANTT é com relação à rua Antônio Bayer. A intenção do município é fazer a abertura da parte final da rua, ligando a mesma à marginal da BR 101. A alteração está prevista no Plano Diretor do Município e permitiria o acesso rápido dos bairros da região oeste da cidade à rodovia. A prefeitura municipal desapropriará uma área entre a Rua Rudy Bayer e a Marginal sul para facilitar esse acesso. A proposta já foi protocolada na ANTT e sendo aprovada, será executada pela Arteris.

ELEVADO DO KM 161

Na reunião anterior, a equipe da Arteris havia apresentado ao Prefeito o projeto que seria protocolado na ANTT para construção do novo elevado. Na ocasião foi observado que o mesmo previa a realização da obra ao norte do Rio Santa Luzia, no km 160, porém, o Município entende que o elevado deve ser construído ao sul do Rio Santa Luzia, no km 161. Esta localização também fica de acordo com o que está previsto no sistema viário do Plano Diretor do município de Tijucas, que prevê a implantação de um anel de contorno norte à cidade de Tijucas. Isso facilitará o acesso ao interior do Vale do Rio Tijucas e retirará da malha viária urbana o tráfego pesado de passagem. Tal localização do elevado também torna mais curtos o acesso à Cerâmica Portobello a partir da cidade de Tijucas e ainda, ao distrito industrial do município.

A proposta foi alterada para o km 161, conforme solicitado pela Prefeitura, e também está protocolada junto à ANTT, aguardando aprovação para execução por parte da Arteris.

“Fiquei muito satisfeito com o resultado da reunião, afinal, a partir do que foi discutido no nosso último encontro, a equipe técnica agilizou todos os projetos, fez as alterações sugeridas e já encaminhou os pedidos à ANTT. Acredito que em breve teremos estas várias soluções colocadas em prática para melhorar o trânsito de todo o nosso Vale”, diz o prefeito.

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva