Prefeito busca recursos para recuperação da Ponte Bulcão Viana

18/01/2017 9:32

Uma das prioridades de governo do prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, é a restauração da Ponte Bulcão Viana, que liga o centro da cidade ao bairro Pernambuco. Apresentando graves problemas estruturais há anos, a ponte já passou por algumas reformas, no entanto, em dezembro de 2014 teve que ser definitivamente interditada após grande parte da cabeceira ter cedido.

Nesta terça-feira (17), o prefeito Eloi Mariano Rocha e o vice-prefeito e também secretário municipal de Obras, Adalto Gomes, estiveram em audiência com o secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli para tratar do assunto.

Segundo o secretário municipal, Adalto Gomes, Moratelli se comprometeu a estudar formas de captar recursos para a recuperação da ponte.

“O secretário estadual afirmou que a ponte precisa ser restaurada e mantida em funcionamento, nem que seja apenas para trânsito de veículos de pequeno porte, devido à grande importância histórica que ela tem não apenas para Tijucas, mas para Santa Catarina, de forma geral. Por isso vai se esforçar para buscar uma alternativa viável para a Bulcão Viana”, diz Gomes.

O secretário ainda afirma que entre os pedidos feitos pela administração de Tijucas, está a construção de uma nova ponte em outro ponto da cidade para interligar estes bairros. “Esta obra não depende da Defesa Civil, porém, Moratelli também se mostrou disposto a colaborar com o pedido intercedendo em outros setores do estado”, diz Adalto.

A balsa que faz a travessia da comunidade do Sul do Rio também foi tema da reunião. Segundo o prefeito, a Defesa Civil deve ajudar cedendo alguns equipamentos.

“Para que a balsa volte a funcionar precisamos fazer uma grande reforma, além de ajustar a embarcação às normas da Marinha. Entre as medidas necessárias, está a colocação de equipamentos , como coletes salva vidas e âncoras, os quais podem vir pela Defesa Civil, segundo tratado ontem com o secretário estadual”, diz o prefeito.

Também participaram da audiência o Chefe de Gabinete do prefeito de Tijucas, Rosenildo de Amorim e o vereador José Leal Silva Junior.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Divulgação)