Prefeito recebe novo diretor do Presídio de Tijucas e formaliza entrega de computadores à unidade

22/04/2021 14:06

Na manhã desta quinta-feira (22) o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha e o vice-prefeito Sérgio Fernandes Cardoso receberam a visita do novo diretor do presídio regional de Tijucas, Carlos Raulino. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Tijucas, Jean Carlos de Sieno dos Santos e o diretor de Desenvolvimento Econômico, William Clemes também participaram da reunião.

Na oportunidade, o prefeito pediu informações ao novo diretor sobre as demandas da unidade e discutiu a possibilidade de realização de projetos conjuntos.

Segundo o diretor, atualmente cerca de 80% dos detentos do presídio de Tijucas estão participando de alguma atividade de ressocialização. “Nossos internos trabalham e estudam. Agora, com o ensino à distância, temos ampliado muito o acesso à educação para os apenados. O trabalho realizado pela professora Sônia, cedida pelo município, é exemplar e tem feito grande diferença na rotina de nossos internos. Aproveitamos para agradecer ao Prefeito pelo trabalho que vem sendo realizado neste sentido”, disse o diretor.

Para dar melhor suporte a este trabalho educacional, a secretaria de Desenvolvimento Econômico mobilizou empresários locais e conseguiu arrecadar 5 notebooks para uso do presídio nos projetos de ressocialização. A entrega dos equipamentos foi feita hoje (22) juntamente com a assinatura do termo de doação.

PROJETOS EM PARCERIA COM OS DETENTOS

Durante a reunião o prefeito consultou o diretor sobre a possibilidade de realizar alguns projetos em parceria com o presídio, a fim de que os detentos prestem serviços à comunidade. Entre eles, destaque para a criação de uma estufa para cultivo de flores, para ornamentação da cidade e de frutas que poderão ser aproveitadas pelo município para oferecimento às escolas. Um programa de revitalização das calçadas da cidade também foi cogitado.

“Temos muito interesse nestes projetos e espero que possamos colocar em prática, afinal, em ações como este todos ganham. Tanto os apenados como a comunidade”, disse o prefeito.
O diretor do presídio demonstrou grande interesse em viabilizar os projetos e reforçou a importância desta parceria entre os segmentos da sociedade. “O nosso trabalho fica muito mais fácil se houver esta união de forças entre Judiciário, Polícias Civil e Militar, prefeitura, enfim, entre os poderes constituídos de nosso município. E felizmente isso tem acontecido aqui em Tijucas”, disse o diretor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, que tem acompanhado de perto as ações do presídio, se manteve à disposição do diretor. “Estamos aqui para somar e tudo que pudermos fazer para auxiliar a administração do presídio e mais ainda, para ajudar na recuperação das pessoas que lá estão, faremos”, afirmou.

Nos próximos dias a prefeitura também fará a entrega de um acervo para a biblioteca do presídio.

Texto e Fotos: Karina Peixoto Silva