Prefeitura busca parceria com o SESI/SENAI para implantar cursos profissionalizantes

19/07/2018 12:48

A Administração Municipal de Tijucas tem trabalhado intensamente para a contínua melhoria da Rede Municipal de Ensino. Algumas ações têm sido desenvolvidas para aperfeiçoar o sistema desde as primeiras séries. Uma das preocupações é com a preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Pensando nisso, a Prefeitura iniciou tratativas com o SESI/SENAI para viabilizar a oferta de cursos profissionalizantes aos alunos da cidade.

A primeira reunião, que aconteceu nesta quarta-feira (18), envolveu representantes do SESI/SENAI, da Câmara Técnica de Educação Empreendedora do DEL, da FACISC, das Secretaria Municipais de Educação e Indústria e Comércio, da ACIT/CDL e o Prefeito Elói Mariano Rocha. A intenção é desenvolver, em parceria, um Programa de Orientação Profissional para os alunos do Ensino Fundamental no contraturno escolar.

A ideia é que sejam oferecidos cursos em módulos rápidos e versáteis, envolvendo montagem e manutenção de computadores, desenvolvimento de softwares e jogos, aulas práticas em laboratórios, visitas técnicas a empresas de tecnologia, palestras com empreendedores da área e captação de empresas madrinhas que fomentem o Projeto.

A Rede de Ensino de Tijucas já conta com algumas atividades no contraturno escolar, inclusive no sentido da profissionalização, caso do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Outros exemplos são as atividades desenvolvidas nas hortas escolares e o Novo Mais Educação, que Tijucas mantém por conta própria, já que, de acordo com os critérios do Governo Federal, o município deixou de carecer do programa em virtude dos avanços conquistados na Rede de Ensino nos últimos anos.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) / Fotos: Karina Peixoto Silva.