Prefeitura faz mutirão de limpeza e manutenção de valas na cidade

31/07/2018 11:09

A Secretaria Municipal de Obras está realizando, em conjunto com o Samae de Tijucas, uma grande operação de limpeza e manutenção de valas na cidade. De acordo com o servidor responsável pelo mutirão, Marcílio Silva, muitos locais estavam sem manutenção ou limpeza há mais de dez anos.

Nos últimos dias a equipe tem trabalhado no loteamento Mata Atlântica II, no bairro Universitário. De lá, eles seguirão para o Mata Atlântica I e logo depois, para o bairro Joáia, passando pelo loteamento Benatti e CTG Fazenda Eliane. “No Mata Atlântica nós praticamente tivemos que refazer a vala, já que ela estava quase toda aterrada devido ao longo tempo sem manutenção e acúmulo de entulhos. Agora ela está limpa e fluindo bem, ou seja, em condições adequadas e preservando a saúde dos moradores próximos”, diz o servidor.

Além do loteamento Mata Atlântica, a operação já passou por outros diversos pontos da cidade, com destaque para a vala paralela à rua Lauro Muller que segue desde a avenida Valério Gomes até a avenida Coleira. Uma vala na rua Caio Jonas Portella, onde fica a creche Maria Helena Machado, também foi recuperada e com isso,foi resolvido um antigo problema de drenagem e alagamentos no local.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha afirma que este serviço é uma das prioridades da administração desde que iniciou a atual gestão. “Este tipo de limpeza e manutenção é essencial à cidade e por isso determinei que os serviços ganhassem atenção especial e até equipamentos reservados somente para este trabalho. Além de evitar uma série de problemas de infraestrutura, como alagamentos e outros problemas urbanos, esta ação trata da saúde pública de nossa população. Por isso vamos manter este trabalho de forma constante e ampliando para outros pontos da cidade”, disse.

Vala - Mata Atlântica (Antes da limpeza)
Vala - Mata Atlântica (Depois da limpeza)

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza e Samae Tijucas