Prefeitura reativa Selo de Inspeção Municipal

21/09/2017 7:44

Desde fevereiro deste ano, Tijucas reativou o Selo de Inspeção Municipal (SIM), que inspeciona produtos de origem animal produzidos por empresas do município. O selo é concedido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente.

Com a obtenção do selo, as empresas se posicionam de maneira mais competitiva no mercado, já que podem requerer certificações a nível nacional. É assim que funciona o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Esta certificação permite que uma indústria compre animais para abate e venda de seus produtos para todos os estados do país. Para credenciar-se junto ao SISBI, uma empresa precisa passar por liberações de um veterinário inspetor vinculado a órgãos públicos.

A intenção da administração municipal ao reativar o SIM é de possibilitar a certificação das empresas do município, orientar as empresas da cidade e evitar que produtores atuem de maneira ilegal. O serviço foi viabilizado a partir da contratação do médico veterinário Marcus Vinícius Melo Oliveira, através de um convênio firmado entre município e CIDASC.

Uma das empresas certificadas pelo SIM e que, a partir daí, conseguiu obter o SISBI é o Abatedouro de Aves Timbé Ltda. Anteriormente, a empresa era certificada apenas pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), da CIDASC, que autoriza as operações da empresa apenas em âmbito estadual.

A importância prática do SISBI é destacada pelo veterinário Marcus Vinícius: “há uma escassez de aves no momento. Se a empresa não estivesse credenciada a comprar fora do estado, a produção estaria parada há uns 40 dias”, explica. Certamente, seria um problema para o negócio, que afetaria os cerca de 80 funcionários da empresa.

De acordo com o veterinário Marcus Vinícius, além do abatedouro, há outra empresa certificada pelo SIM, que trabalha com produção de embutidos, e outras empresas em processo de certificação, na área de pescados, por exemplo. As empresas certificadas pelo SIM têm seus processos inspecionados com frequência, assim como acontece com as demais certificações estaduais e nacionais. A fiscalização das empresas certificadas pelo SIM é feita pelo Ministério da Agricultura.

Qualquer produtor que quiser implantar um negócio que trabalhe com produtos de origem animal, ou mesmo aquele que já trabalha, mas de maneira informal, pode requerer a certificação junto ao SIM. Para isso, os produtores podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e obter mais informações, através do telefone (48) 3263-1133.

Sobre o abatedouro de Aves Timbé

A empresa atua há 12 anos e emprega aproximadamente 80 pessoas. Atualmente, sua capacidade de abate é de cinco mil aves por dia e a produção média é de 50 mil aves por mês. O abatedouro produz galinha resfriada e cortes de recortes de galinha resfriada, produtos conhecidos popularmente como galinha caipira. Com a certificação pelo SISBI, a empresa pode comprar aves e vender seus produtos para todo o país.

Atualmente a empresa compra aves dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e do oeste de Santa Catarina e abastece as principais redes de supermercados do estado.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação).