Proerd forma mais 360 alunos em Tijucas

11/07/2019 11:34

Foi realizada na noite desta terça-feira (09) a entrega dos certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). 360 estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de Tijucas, receberam seus certificados de participação do programa que combate ao uso de drogas.

O evento aconteceu no Anfiteatro Leda Regina de Souza e reuniu policiais militares, autoridades e familiares das crianças, entre as autoridades estavam: o prefeito Eloi Mariano Rocha, a secretária de Educação, Neide Reis e o comandante da Polícia Militar de Tijucas, major Éder Jaciel de Souza Oliveira. Além deles, o soldado Fábio Cassiano Gomes, responsável pela execução do projeto no município também se fez presente, conduzindo a cerimônia.

De acordo com o soldado Gomes, através do PROERD foi possível demonstrar a importância de ser uma pessoa consciente e principalmente fazer escolhas seguras e responsáveis, pois todas as escolhas têm uma consequência. Para ele com a conscientização das crianças, o município pode construir uma sociedade sem drogas e violência.

“Costumo dizer que quando trabalhamos com crianças, nos tornamos responsáveis pelo presente e futuro delas. Elas são maravilhosas e gostam de disciplina e uma vida regrada. Infelizmente, muitas vezes são abandonadas pela família e pelo poder público e acabam, sendo presas fáceis do mundo das drogas. Esse programa está acontecendo em Santa Catarina há mais de 20 anos e se fortalece cada ano que passa”, comentou o soldado Gomes.

O Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) de Tijucas, aprovou um projeto e foi possível adquirir um mascote do PROERD para cada criança que participou do programa, além de premiar a melhor redação de cada turma, totalizando 14 bicicletas entregues na ocasião. A Secretaria de Educação também contribuiu entregando medalhas para todos os participantes.

Segundo o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, o evento demonstra como a participação dos pais na vida dos filhos é fundamental para a construção de uma sociedade melhor. “A presença dos pais no dia-a-dia das crianças é essencial para que elas saibam escolher o caminho do bem e assim se tornem cidadãos responsáveis no futuro", ponderou o professor Eloi.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Educação