Profissionais da Educação de Tijucas começam a ser testados para Covid-19 nesta segunda-feira (15)

15/02/2021 14:25

Tijucas realiza a partir da tarde desta segunda-feira (15) um mutirão de testagem para Covid-19 em profissionais da Educação. A ação, realizada em parceria com a secretaria de Saúde, vai testar todos os servidores da Educação. O prefeito Eloi Mariano Rocha, o vice-prefeito Sérgio Fernandes Cardoso e a secretária de Educação, Deise Juliana Silveira acompanharam as primeiras testagens.

O retorno das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino está marcado para esta quinta-feira (18) e para isso, diversas medidas vêm sendo adotadas, como explica a secretária de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira.

“Estamos fazendo o nosso melhor, sem medir esforços, para garantir a segurança tanto dos nossos profissionais, quanto dos nossos estudantes. Juntos, conseguiremos proporcionar a todos um retorno saudável, seguro e dentro de todos os protocolos sanitários”, diz a secretária.

Os profissionais serão testados em pequenos grupos e receberão as informações sobre o local, horário e procedimento através dos aplicativos de mensagens. Para fazer a coleta é necessário apresentar um documento de identificação com foto, informar a unidade onde trabalha e respeitar as medidas sanitárias, como: uso de máscara, álcool gel e distanciamento, evitando assim, a aglomeração de pessoas.

Adaptação sanitária nas escolas

A secretaria de Educação informa ainda que todas as unidades escolares de Tijucas estão recebendo adaptações sanitárias necessárias para garantir a segurança de todos. Para os profissionais e servidores já foram providenciados todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), como: face shield (proteção de plástico transparente para todo o rosto) e avental.

Para todos que estiverem nas escolas, a secretaria já disponibilizou álcool gel na entrada de cada sala de aula, bem como tapetes sanitizantes, que funcionam como uma barreira química para bactérias, vírus e outros microrganismos.

Vale lembrar que o retorno das aulas será escalonado, ou seja, cada estudante vai frequentar a escola uma semana sim e outra não, conforme cronograma que será fixado nas salas de aula. Assim, os professores estarão trabalhando todos os dias, porém, uma semana com parte da turma e na outra semana, com outra parte. Os pais devem deixar os filhos no portão da escola, com máscara, e dali o professor ou auxiliar levará o aluno até a sala de aula.

“Estamos seguindo todas as recomendações da Vigilância Sanitária, que por sua vez seguem as medidas sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A realização de testes rápidos nos profissionais da educação, bem como as demais medidas de segurança que estão sendo adotadas nas escolas são fundamentais neste momento de retorno às atividades presenciais”, diz o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha.

Clique e confira o cronograma de testes

Clique aqui e confira o Plano de Contingência, Proteção e Controle da Disseminação na Covid-19 (Plancon) na unidade escolar do seu filho.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Karina Peixoto Silva