Programa Cidade Empreendedora intensifica trabalhos em Tijucas através do PEDEM

29/11/2017 14:32

No mês de junho deste ano, Tijucas aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, do SEBRAE, que tem como objetivo a transformação local através de vários eixos de trabalho. Uma das ações que estão sendo desenvolvidas no município é o Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM).

O PEDEM é um núcleo de trabalho que visa desenvolver planejamento e estratégias de negócio para eixos econômicos específicos, elencados a partir de um diagnóstico das potencialidades do município. Em Tijucas, reuniões de avaliação do cenário econômico apontaram quatro eixos setoriais de trabalho: Transporte Rodoviário de Cargas, Eletro Metal Mecânica, Indústria de Confecção e Fabricação de Alimentos.

Depois do diagnóstico dos eixos a serem trabalhados na cidade, empresários dos setores e representantes de outras entidades são convidados para seminários de planejamento, destinados a pensar estratégias de desenvolvimento, modelos de negócio, ações e perspectivas de futuro. Com os objetivos de cada eixo definidos, são realizadas reuniões periódicas para acompanhamento das ações planejadas.

Na última segunda-feira (27), aconteceram as primeiras reuniões de acompanhamento dos eixos de Transporte Rodoviário de Cargas e Eletro Metal Mecânica. Para o eixo de transportes, foram definidos os seguintes objetivos: criação de um consórcio regional de municípios, com objetivo de buscar força política e institucional para Tijucas e implantação de uma escola técnica do SEST/SENAT para formação de mão de obra em Tijucas.

Para o setor Eletro Metal Mecânico, por sua vez, entre as estratégias estão: criação de um banco de fornecedores especializados para ampliar e aprimorar o fornecimento de matéria prima e facilitar a instalação de novas indústrias de outros setores, com o objetivo de diversificar a economia do município com a geração de emprego e renda.

NOVOS EIXOS - Confecção e Alimentos

Nos dias 06 (quarta-feira) e 07 (quinta) de dezembro, acontecem os seminários de planejamento dos eixos de Fabricação de Alimentos e Indústria de Confecção. Os encontros acontecem no auditório do SEBRAE, na Rua Leoberto Leal, 185, Centro, a partir das 19h.

Segundo o prefeito Eloi Mariano Rocha, “a participação de empresários e representantes de outros setores nos seminários e reuniões do PEDEM é de extrema importância. Com a união de esforços, ideias e muito planejamento e trabalho, a nossa economia só tem a ganhar”.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) | Fotos: Sebrae/SC