Projeto de ensino estimula o respeito à todas as crenças

10/04/2019 12:48

Os estudantes do 7º ano das Escolas de Ensino Fundamental Professora Ondina Maria Dias e Deputado Walter Vicente Gomes desenvolveram experiências marcantes de aprendizagem com o tema “Sagrado”. Com o trabalho coletivo envolvendo as disciplinas de Ensino Religioso e Geografia, a atividade auxiliou os alunos de Tijucas a respeitar a religiosidade das pessoas e a identificar a manifestação do Sagrado na própria vida. Os alunos foram desafiados a demonstrar como enxergam Deus de forma prática.

De acordo com a professora Gizélia Paladini, idealizadora do projeto, os estudantes compreenderam que no estudo e construção de conhecimentos interculturais, quebram-se muitos preconceitos. “O Sagrado pode ser representado de várias formas. No projeto, cada grupo de três ou quatro alunos criou seu vaso manifestando sua visão da pluralidade religiosa. Os trabalhos duraram cerca de um mês e contaram com o apoio da direção, que se envolveram até a conclusão”, elogiou a professora Gizélia, que leciona Ensino Religioso.

Também sob a mediação da professora Salete Franzoi Pereira, que ensina Geografia, a instituição ganhou um novo visual com a utilização de plantas e flores. Materiais recicláveis foram utilizados para a realização dos artesanatos, dando um novo destino a embalagens que demorariam mais de 450 anos para se decompor na natureza. O estudante Miguel Bianchessi conta como foi a experiência.

“Eu achei o projeto muito interessante, pois além de ter ajudado a escola com a decoração, ele também fez com que aprendêssemos sobre a diversidade do Sagrado, que é a forma como cada pessoa pensa ser seu deus. Eu sou cristão (Católico), mas representei no meu vaso a cultura afro-brasileira. Eu gostei muito do resultado! Aprendi a valorizar e respeitar as pessoas, independentemente das suas crenças ”, avaliou o aluno Miguel Bianchessi.

Ao término dos exercícios, uma exposição dos materiais confeccionados pelos alunos foi motivo de elogios, inclusive do prefeito Eloi Mariano Rocha, que visitou a E.E.F. Professora Ondina Maria Dias no último sábado (06), durante o projeto Família na Escola. A diretora Sandra Lúcia Varella se emocionou ao comentar sobre o projeto.

“Eu gosto muito da escola, por isso tudo que fazem para embelezar e deixá-la atrativa para as crianças me emociona muito. O projeto da professora Gizélia trouxe vida, beleza (com o colorido das flores) e aprendizado aos nossos alunos. Tudo que ela faz é bonito, é feito com carinho, envolve as crianças e a escola. Estou há 26 anos vendo a evolução da Ondina e com esse projeto só posso dizer que ainda há esperança na educação”, declarou a diretora Sandra, com lágrimas no rosto.

O projeto ganhou destaque nacional ao ser publicado no site do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONEPER). A matéria foi ao ar no dia 05 de abril (sexta-feira) e recebeu parabelizações.

Texto e fotos: Patrícia Ferreira