Projeto Horta Ecológica é premiado pelo Ministério do Meio Ambiente

13/11/2018 15:50

O Projeto Horta Ecológica, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação na E.E.F. Santa Terezinha, foi um dos vencedores da chamada pública “Boas Práticas no combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos 2018”, do Ministério do Meio Ambiente. A premiação integrou a Semana contra o Desperdício de Alimentos, promovida pelo Ministério. A entrega dos certificados para os projetos selecionados e o seminário em que as iniciativas foram apresentadas aconteceu na sede do MMA, na sexta-feira (09).

Foram premiadas 15 iniciativas de órgãos públicos, empresas e entidades do terceiro setor de todo o Brasil, três em cada categoria: Produção, Pós-colheita, Processamento, Comercialização e Consumo. O Projeto Horta Ecológica foi o segundo colocado na categoria Produção. Representaram Tijucas o professor de biologia Augusto Flavio Porto da Veiga, responsável pelo projeto, e o também professor de biologia, Victor Bruno Prudente, responsável pelas aulas de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino.

Na ocasião, o professor Augusto Flavio Porto da Veiga apresentou o projeto no seminário em que as experiências foram compartilhadas. “Isso me motiva muito. Voltei de lá com o tanque cheio e muito motivado a fazer ainda mais”, destaca. Esta é uma oportunidade para que iniciativas como as selecionadas sejam disseminadas pelo país afora, como afirma a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério, Rejane Pieratti. “Recebemos cases maravilhosos, mostrando que tem muita ação boa acontecendo no país com essa pegada sustentável para evitar o desperdício”, ressaltou.

Para Tijucas, receber este reconhecimento a nível nacional é um privilégio que coroa o trabalho realizado pelo projeto Horta Ecológica. “Esse reconhecimento só renova nossa confiança neste projeto que é tão especial. Vale destacar o empenho do professor e de todos os alunos que fazem parte dessa iniciativa tão marcante na educação do município”, salienta a Secretária de Educação, Neide Maria Reis.

O Prefeito Eloi Mariano Rocha recebeu os professores na tarde desta terça-feira (13) e ressaltou a satisfação pela notícia. “Só acredito em escola se a comunidade estiver envolvida. E esse é um projeto que envolve a comunidade, então é um exemplo. Desde que o projeto surgiu temos dado todo o apoio para que ele cresça e seja motivo de orgulho como está sendo agora, indicando que esse é o caminho certo”, aponta.

O Projeto, liderado pela Secretaria Municipal de Educação, conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Epagri e SAMAE.

Texto: Thiago Furtado / Fotos: Divulgação.